Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DIA DOS PROFESSORES: ESTUDANTES ORGANIZAM ATOS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS

Marcada pela greve dos profissionais da educação no RJ, MT, GO e PA, data comemorativa levará estudantes às ruas por valorização dos professores e mais atenção às pautas da educação
No Dia dos Professores (15/10), estudantes de norte a sul do país sairão às ruas em defesa dos profissionais da educação e por melhorias no ensino. Na data, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), juntas aos sindicatos e organizações trabalhistas irão às ruas declarar seu apoio à classe trabalhadora. No cenário nacional, as manifestações irão somar simbolicamente à greve deflagrada no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará.
 A pauta estudantil que prioriza a educação como ferramenta básica para um Brasil desenvolvido levanta em diversos estados suas bandeiras por mais investimento e prioridade ao setor de ensino. Entre as lutas históricas, como o piso salarial, às mais recentes manifestações de apoio aos professores, a juventude secundarista ocupará as principais capitais do país. Veja quais são os estados e suas pautas.

RIO DE JANEIRO – EM GREVE

Da Candelária à Assembleia Legislativa – 17hs
Assembleia para definir os rumos da greve em grande ato unificado no centro da cidade. O ato no dia comemorativo dá continuidade às manifestações iniciadas desde 8 de agosto quando deflagraram estado de greve por 20% de aumento salarial, entre outras reivindicações, como o fim do plano de cargos e salários. O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores da capital fluminense, porém a sessão foi suspensa pela Justiça.

SÃO PAULO

Largo da Batata com caminhada até o Palácio do Governo
Em apoio à greve dos professores do Rio de Janeiro que foi fortemente marcada pela repressão policial, as entidades estudantis juntas ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) irão cobrar o fim do modelo atual para a escolha do reitor da Universidade de São Paulo (USP); reajuste de 36,74% salarial para os professores da rede estadual; cumprimento de jornada estabelecida pela lei do piso: no mínimo 33% do piso da jornada de trabalho para atividades de formação e preparação de aulas; explicações por parte do governo estadual sobre a contaminação no terreno da USP Leste; e o fim da progressão continuada ou “aprovação automática” na educação básica.

BRASÍLIA

No Museu Nacional da República – ato dos Professores
Brasília também promove um ato em apoio aos professores, com início marcado para as 17h. A partir das 18h40min, os manifestantes pretendem caminhar em direção à rodoviária.

MATO GROSSO – EM GREVE

Ocupação da Assembleia Legislativa
Em Cuiabá, as mobilizações acontecerão   durante toda semana, a categoria está parada há mais de 63 dias para pedir reajuste salarial e melhorias na estrutura das escolas.

GOIÁS – EM GREVE

Apoio à greve dos professores, o ato partirá da Praça Cívica
Em Goiás, os professores da rede municipal, paralisados desde 25 de setembro, ocupam a Câmara de Vereadores de Goiânia para pressionar os parlamentares a vetar uma proposta de mudança na destinação do auxílio transporte aos educadores.

MINAS GERAIS

Ato na votação de reajuste salarial dos professores
Em Belo Horizonte, o ato promete ser não só em apoio aos professores do Rio, mas também aos de Goiânia, igualmente paralisados, e aos demais docentes do Brasil. Na pauta consta ainda reivindicações pelo passe livre nos transportes, por uma educação pública gratuita e de qualidade e pelo fim da repressão do Estado.

RIO GRANDE DO SUL

Assembleia Legislativa – Ato em defesa dos professores e debatendo o ensino politécnico
Em Porto Alegre, a pauta também passa pela educação pelo pagamento do piso salarial; ensino médio politécnico; contra a criminalização de grevistas; contra criminalização dos movimentos sociais e pela desmilitarização da Polícia Militar.

RORAIMA – PORTO VELHO

A partir das 14hs, audiência pública sobre os professores na Câmara dos Vereadores

ACRE – RIO BRANCO

No Palácio do Governo, estudantes realizam manifestação em defesa da educação no estado

ALAGOAS – MACEIÓ

Ato na Assembleia Legislativa chamado “Doação de Ideias”, em que será realizada a doação de livros juntamente à manifestação em solidariedade aos professores em greve.
Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário