‘Mocambada’ protesta por melhoras na cantina e consegue baixar o valor dos alimentos vendidos na tradicional escola paulistana, picnics e lanches comunitários fizeram parte da ação.
Estudantes da escola estadual Professor Moacyr Campos (MOCAM), na zona leste de São Paulo, organizados junto ao seu grêmio estudantil Voz Ativa Estudantil (VAE) conquistaram a diminuição dos preços cobrados na cantina: o lanche que custava R$3,00 agora é R$2,50. A ‘greve de fome’ como foi chamada começou na segunda semana de setembro e contou com a adesão inicial de mais de 70% dos estudantes, professores e funcionários. Na última quarta-feira (02/10) a direção chamou os estudantes para informar que o preço seria reduzido.
A cantina é mantida pela Associação de Pais e Mestres (APM) e apresentava preços abusivos, problema que não foi solucionado com as conversas anteriores e por isso resultou na mobilização. O presidente do Grêmio VAE que ajudou a coordenar as ações com todas as turmas da escola, Samuel Oli relata o processo entre a Greve de Fome e a conquista: “Participamos de algumas reuniões, de ATPC (planejamento que os professores fazem uma vez por semana) e da APM, sempre cobrando a redução”.
Houve uma baixa na adesão a greve, Samuel conta que “a galera voltou a comprar, mas o grêmio seguiu firme” no ato público de reivindicação. A proposta de melhorar a alimentação, baixar valores altos no lanche, discutir as poucas opções de comida e o quadro de funcionários pequeno (o que dificulta o atendimento), foi levada à direção pelos integrantes do VAE. A falta de acordo no primeiro momento levou ao boicote da cantina, incentivo a picnics.
O presidente do VAE finaliza: “Eles realmente haviam pedido um prazo de 15 dias para a resposta e foi o que levou mesmo, negociaram com o fornecedor e a escola também colaborou”. Na página oficial do Grêmio VAE consta o agradecimento a todos que fizeram parte desta conquista, que pode ser lida abaixo:
“O Grêmio convocou há algumas semanas uma greve da cantina da escola, por redução dos preços. Após dias difíceis, promovendo movimentos, participando de reuniões com a escola, conseguimos alcançar nossos objetivos! Por isso, o grêmio agradece a todos que colaboraram para a redução dos preços, e parabeniza toda a “mocambada” que ajudou nesse movimento! Sim, você pode! Ousar, Lutar!”
Fonte: UBES
Nenhum comentário:
Postar um comentário