Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MOVIMENTO ESTUDANTIL: COMO FUNCIONA O MOVIMENTO ESTUDANTIL

GRÊMIO
O grêmio é a organização do estudante na escola. Ele é formado apenas por estudantes, de forma independente e é responsável por desenvolver atividades culturais e esportivas, abaixo-assinados pela melhoria da biblioteca ou do laboratório de ciências, um jornalzinho com assuntos interessantes, debates sobre educação, drogas, cultura, política etc – enfim, tudo que interessar a galera daquela escola. É o grêmio que discute, convoca e organiza os estudantes para participar das manifestações, congressos e atividades que rolam fora da escola. Por isso, é importante organizar os grêmios, inclusive para que as atividades da entidade municipal sejam mais fortes e tenham resultados.


AMES/UMES – ASSOCIAÇÃO ou UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas representa os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular da cidade. Ela é responsável pelas mobilizações, campanhas e outros assuntos de interesse dos estudantes no município – como campanhas pela meia passagem nos ônibus, por exemplo. São batalhas que o grêmio não pode encarar sozinho, é preciso unir os grêmios da cidade para levar adiante, com a participação de todos.


UNIÃO ESTADUAL
É a entidade que representa os estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular em cada Estado. A União Estadual também luta por melhorias gerais, ajudando em reivindicações mais específicas de cada cidade ou até de um setor – como é o caso das escolas técnicas ou das estaduais, por exemplo.


UBES – UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas é a mais expressiva (em tamanho e representatividade no Brasil) entidade que defende os interesses dos mesmos estudantes secundaristas dos grêmios brasileiros e daqueles que formam as entidades municipais e estaduais. Ninguém precisa se “filiar” à UBES – todos os estudantes são considerados membros da entidade. Não é à toa que o lema do movimento secundarista é “A UBES somos nós, nossa força, nossa voz”.

Fonte: UBES
" Atenção! Acrescentamos mais uma opção no que diz respeito a entidade municipal, ou seja, ela pode ser UMES como propõe a UBES como pode ser AMES como é a nossa aqui em Nova Cruz/RN.  As opções são de vocês, o mais importante é que vocês se organizem nas escolas (grêmios) nas cidades (UMES/AMES) e fortaleçam as entidades estaduais e nacionais no caso UBES (secundaristas) e a UNE (universitários) e MÃOS A OBRA! " - Eduardo Vasconcelos - Radialista, bloguista, ex líder estudantil no anos 80/90 e assessor da ANE/RN e AMES-NOVA CRUZ/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário