UBES insere pautas centrais da Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico no documento aprovado
Com base na temática central “Diversidade, Cidadania e Inovação” que norteou toda programação do evento realizado de 26 a 29 de maio, em Recife (PE), o documento aprovado e apresentado no encerramento, na última sexta-feira (29), reúne 15 princípios que os 21.500 participantes do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) defendem.
A UBES compôs diversas mesas de debate e contribuiu para os encaminhamentos, que entre outros princípios, se posicionou no combate sistêmico às intolerâncias e violações dos direitos humanos; o reconhecimento da educação profissional e tecnológica como importante instrumento na defesa da dignidade humana, a aproximação da escola com os movimentos sociais, ampliação do acesso à educação profissional e repúdio à redução da maioridade penal, ao feminicídio e ao racismo.
A carta ainda registra que o III FMEPT recebeu um documento elaborado pela UBES, reivindicando que não houvesse corte orçamentário na Educação Pública, e pleiteando que houvesse aplicação de R$ 2,5 bilhões no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), implantação de restaurantes universitários, criação de planos estaduais de assistência estudantil para as universidades privadas, regulamentação do ensino privado, democracia nas universidades e livre acesso ao Ensino Superior público.
As demandas apresentadas pelos secundaristas é o resultado dos encaminhamentos da Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico realizada pela UBES em mais de 11 estados brasileiros nos meses de março e abril. A entidade também levou ao FMEPT o resultado da pesquisa realizada com 1.700 estudantes durante seu 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) que contou com a participação de 400 escolas técnicas públicas, privadas e de 28 institutos federais.
“Esse era o objetivo principal do Fórum: elaborar os princípios norteadores para a Plataforma Mundial de Educação”, explicou a presidenta da Secretaria Executiva do evento, Maria José.
Veja participação dos estudantes
- ABERTURA DO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ACONTECE COM MAIS DE 23 MIL INSCRITOS
- FÓRUM DEBATE O PAPEL DA REDE TÉCNICA PARA ELEVAR ESCOLARIDADE
- O COMPROMISSO DO PNE COM O ENSINO TÉCNICO
- ESTUDANTES DOS IFS LEVAM DEBATE DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AO FÓRUM MUNDIAL
- DIVERSIDADE E INOVAÇÃO MARCA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO FÓRUM.
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