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sábado, 13 de junho de 2015

DIVERSIDADE E INOVAÇÃO MARCA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO FÓRUM

Trabalhos de secundaristas da rede técnica expõe papel dos estudantes na produção científica
Um dos destaques do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que aconteceu de 26 a 29 de maio, em Recife (PE), foi a Mostra de Inovação Tecnológica. Instalada no Centro de Convenções, contou com a exposição de 50 trabalhos, entre eles, projetos de diversos secundaristas de escolas técnicas e Institutos Federais (IFs).
O site da UBES entrevistou alguns desses estudantes. Confira:

INVENÇÃO PARA AULA PRÁTICA

Representando o Instituto Federal do Maranhão junto com a jovem Larissa Oliveira, o estudante Diojenes Pereira, 17, do campus Barra do Corda, apresentou seu projeto “Reator didático para a fabricação de biodiesel”. O invento é uma alternativa para demonstração de processos e reações que ocorrem em equipamentos industriais de grande porte, mas com baixo custo de produção ao utilizar matérias-primas de reuso.
“Sabemos que o aluno só aprende na prática, então criamos um reator com materiais de baixo custo e acessível para compra em qualquer mercado. Utilizamos duas bombonieres, um agitador de suco e um controlador de temperatura para criar biocombustível. Entre outras coisas, usamos óleo reutilizado para o reator que auxilia o professor na sala de aula”, conta o estudante do curso de química.
Reator

TRABALHO COLETIVO

A estudante Stephanie, de 21 anos, representou o Instituto Federal do Piauí (IFPI) expondo um projeto de aerodesigner. A ideia de criar uma aeronave surgiu da iniciativa dos secundaristas de participar de uma competição nacional responsável por promover a difusão e intercâmbio de técnicas e conhecimentos em aeronáutica.
O protótipo chamado de “Trovão Azul” ganhou destaque na mostra do Fórum. “Fizemos toda a análise para criar uma aeronave controlada e capaz de fazer todo o percurso de voo. Com uma equipe de 17 pessoas de diferentes turmas, demoramos três meses para desenvolver a análise estrutural, desempenho, aerodinâmica e sistema elétrico”, explica a estudante de engenharia mecânica.Mostra

FAZENDA EM 3D

Para auxiliar as aulas de Agropecuária, os estudantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) apresentaram no Fórum uma fazenda tridimensional. O projeto, chamado de “Ambiente Tridimensional de Aprendizagem Desenvolvido por Alunos do Ensino Médio no município de Parintins”, reproduz uma propriedade rural que propõe contribuir na relação teórica-prática das atividades do curso técnico.
“Nosso trabalho visa a sustentabilidade, o modelo em 3D é para dar noção de como construir uma fazenda, já que em nosso campus não há nenhum espaço para aula prática. Desenvolvemos essa realidade virtual para que o estudante consiga estudar e colocar em prática”, contou o jovem Antônio Guerreiro.
Fazenda3D

ARTE COM MATERIAL ECOLÓGICO

Estudantes que cursam ensino médio integrado no Colégio Agrícola Don Agostinho Icas (CODAI), em São Lourenço da Mata (PE), produziram uma obra de arte a partir de material ecológico. Diversas turmas reunidas utilizaram elementos como beterraba, cenoura e café para pintar um painel com mais de três metros de altura. Os pinceis foram substituídos por tubos de tinta de cabelo reutilizados e a base de pintura feita com outdoor.
 “A ideia foi da professora de artes. Juntamos madeiras reaproveitáveis e em um dia terminamos o trabalho. Uma das cores foi a da beterraba, que primeiramente moemos e peneiramos, com o líquido extraído juntamos esse pigmento à cola e fizemos a peça”, fala a secundarista Daiane Steve.
painel_mostra
Da Redação.

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