Páginas

sábado, 7 de outubro de 2017

ADURN-Sindicato participa de abertura das comemorações do #MêsDoServidorUFRN

Contribuir com o despertar da reflexão para a construção da cultura de paz. Foi com este objetivo que o ADURN-Sindicato participou da solenidade de abertura do Mês do Servidor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório Otto Brito de Guerra.
Na mesa de lançamento das comemorações, o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, avaliou que a celebração da data propicia a reflexão não apenas sobre as profissões mas igualmente às lutas concretas do conjunto dos servidores na busca de assegurar a manutenção de uma Universidade Pública gratuita, inclusiva, plural e democrática, com a autonomia que lhe é devida. “A luta pelo reestabelecimento da Democracia no Brasil passa inexoravelmente pela defesa da Universidade Pública”, ressaltou.
Ao pontuar os desafios a serem enfrentados no atual contexto de ataques sistemáticos às políticas de Estado e da Educação Pública, o dirigente alertou para necessidade de constituir uma ampla frente em defesa da Universidade Pública e de qualidade.
Aumentar o orçamento previsto para 2018, reivindicar o descontingenciamento de recursos de 2017 para ciência, tecnologia e educação pública superior, enfrentar os efeitos da Emenda Constitucional 95 e o Projeto de Lei do Senado (PLS) 116 de 2017 aprovado na última quarta-feira, 4, na CCJ do Senado, que estabelece regras para a demissão de servidor público estável, foram alguns dos aspectos ressaltados.
A Reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, ao abrir o #MêsDoServidorUFRN, ressaltou o compromisso histórico da instituição com as pessoas, “com a valorização e qualificação daqueles que fazem a Universidade, visando o desenvolvimento institucional”.
Ângela fez um apelo ao envolvimento da comunidade universitária nas atividades do mês do servidor para que não se permita que as violências que têm sido praticadas às Universidades, e ameaçam sua autonomia, se transformem em tragédias.
Participaram da mesa de abertura a reitora, Ângela Paiva, o vice-reitor, José Daniel Diniz, a pró-reitora de gestão de Pessoas, Miriam Dantas, o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte,  a vice-presidente da ATENS UFRN, Ângela Lobo Costa, e a coordenadora geral do SINTEST, Maria Aparecida Dantas.
#MêsDoServidorUFRN
Realizada durante todo o mês de outubro, a programação vai buscar despertar na comunidade universitária a reflexão da temática de uma Cultura de Paz em diferentes aspectos. Diversidade, solidariedade, respeito, saúde, sustentabilidade e cultura integram as ações planejadas para o evento, que contará com palestras, oficinas, cursos e lançamentos de iniciativas em diferentes áreas.
Enquanto a abertura oficial das comemorações foi realizada nesta sexta-feira, 6, no auditório da Reitoria, no último dia 2 foram iniciadas as campanhas vigentes ao longo do Mês do Servidor.
Fonte: ADURN

Nenhum comentário:

Postar um comentário