Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

BLOG DA CIDADANIA - BLOG DO SARAIVA 13

Quem leu o Blog da Cidadania durante a campanha eleitoral sabe quantas vezes foi dito aqui que o que estava em jogo na eleição era o resultado de uma aposta altíssima que estava sendo feita pelos dois principais contendores.
A campanha de José Serra assentou a sua estratégia em dois pilares: o da aliança com a mídia e o da proverbial “burrice” do eleitorado brasileiro. Já a campanha de Dilma Rousseff apostou no amadurecimento desse eleitorado.
Alguns dirão que a candidatura Marina Silva teria sido o terceiro pilar da construção tucano-midiática da candidatura Serra, mas a nova “petista arrependida” só serviria para levar a eleição ao segundo turno. Não serviria para vencer, mas para postergar a derrota.
É nesse momento de reflexão sobre o que de fato foi a campanha eleitoral que este blog ganha um aliado de peso para a sua teoria sobre as apostas tucano-midiática e petista. Provavelmente a pessoa mais qualificada do mundo para analisar a questão.
Na noite de sábado, o UOL publica em sua primeira página entrevista do marqueteiro João Santana, que dirigiu a campanha de Lula em 2006 e a de Dilma em 2010. Em uma sentença ele confirmou e resumiu a teoria das apostas:
“O eleitorado brasileiro é, hoje, um dos mais maduros do mundo. E cada dia sabe jogar melhor”.
Sobre a aposta da oposição e da mídia na burrice do eleitorado, premissa que completa a teoria da aposta que teria marcado a eleição presidencial de 2010, Santana dá um grande compendio de exemplos no transcurso da entrevista em tela.
Sobre a aposta de Serra no apoio da mídia, ele se esqueceu de que não há honra entre os que se valem da desonestidade e do preconceito para vencer uma disputa. Dessa maneira, foi deixado com a brocha na mão tão logo ficou claro que não deslancharia, ao fim do 2º turno.
Resta a entrevista de Santana, imperdível.
O UOL, na chamada para a matéria, preferiu destacar o que lhe convém, o prêmio de consolação por a mídia ter conseguido levar a eleição para o 2º turno com o caso Erenice. Não atenta para o que importa, que é Dilma – ou Santana – ter vencido a aposta com Serra – ou com a mídia. Fonte: blog do saraiva 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário