A cerimônia será nesta quinta-feira (10), às 19h, no auditório Paulo Kobayashi
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realiza nesta quinta-feira (10), às 19h, no auditório Paulo Kobayashi, um ato solene em homenagem aos 75 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Com a presença confirmada do atual presidente, Daniel Iliescu e do ex presidente da entidade, Augusto Chagas, a cerimônia é uma iniciativa dos deputados estaduais Gerson Bittencourt (PT) e Leci Brandão (PCdoB), com o apoio da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES). É esperada também a participação de várias personalidades que ajudaram a escrever a história da UNE, ao longo destes anos.
“É com muita honra que a UEE-SP participa deste ato comemorando os 75 anos da organização que mais lutou pela democratização do ensino no país. Celebrar a UNE é exaltar a perseverança e a resistência”, avalia o presidente da UEE-SP, Alexandre ‘Cherno’ Silva.
A maior e mais tradicional organização da juventude brasileira se prepara para alcançar seus três quartos de século. Em 2012, a UNE chegará aos 75 anos de lutas e participação decisiva no futuro do país. As comemorações já começam no 52º Congresso, em Goiânia, com o lançamento de uma campanha, do novo site da UNE, de um selo comemorativo para os 75 anos além de outros materiais especiais.
A história da UNE confunde-se com a do próprio Brasil no último século e no começo deste. Em um passado recente, participaram do movimento estudantil pessoas como a presidente Dilma Rousseff e o compositor Vinícius de Morais, como o ex-governador de São Paulo José Serra e o cineasta Cacá Diegues, como o religioso Frei Beto e o poeta Ferreira Gullar.
Ocupando as ruas e praças do Brasil, os estudantes combateram o nazi-facismo durante a segunda guerra mundial, lutaram pelo fim da ditadura do Estado Novo, pela defesa do patrimônio nacional com a campanha “O Petróleo é Nosso” e pelas reformas sociais durante os anos 60. Resistiram ao regime militar, sob pena de perseguições torturas e mortes, pintaram as caras nos anos 80 para reivindicar as Diretas Já e também pela campanha de impeachment do presidente Fernando Collor em 1992. Nos anos 90, lutaram contra o neoliberalismo e as privatizações. Atualmente, a UNE tem uma pauta diversificada de lutas que vai da democratização da universidade ao combate ao racismo e à homofobia dentro das instituições de ensino.
Serviço:
O que? Ato solene em homenagem aos 75 anos da UNE
Onde? ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Auditório Paulo Kobayashi.
Quando? 10 de novembro, das 19h Às 22h.
Como? http://www.al.sp.gov.br
Quanto? Gratuito
Thatiane Ferrari/UNE
Nenhum comentário:
Postar um comentário