Participativo em opiniões no encontro de culturas e povos, seguido da afirmativa de que “um outro mundo é possível”, o tema central do Fórum Social Temático 2014 reuniu secundaristas de diversos países
Cerca de 400 estudantes secundaristas fizeram parte do Acampamento da Juventude, onde tradicionalmente, se reúnem jovens de todo o mundo para debater e organizar suas intervenções no Fórum Social Temático. Centrais sindicais, movimentos e organizações sociais brasileiras e internacionais organizaram juntos, do dia 21 ao dia 26 de janeiro a edição 2014 que aconteceu na capital do Rio Grande do Sul.
Com o tema “Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental”, o evento composto por debates centrais e atividades autogestionadas propõe a articulação, proposição e luta em denúncia a todo tipo de exploração e discriminação na defesa de outro mundo possível.
ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE E SUAS LINHAS DE DEBATE
No centro de Porto Alegre, jovens vindo de diversas regiões do país se reuniram para organizar suas intervenções com o acampamento da juventude; de Novo Hamburgo, Campo Bom, Caxias, Santa Maria, Passo Fundo; as aspirações dos jovens deram corpo aos debates que atraiu estudantes também do Rio de Janeiro, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Uruguay, Argentina e Chile.
De Santa Catarina, a líder estudantil, Vitória Davi, afirma: “A juventude brasileira tem papel fundamental nas mudanças sociais e nos recentes avanços de seus direitos. A juventude espera mais e luta por um Brasil novo”.
”O fórum é o início de um novo ciclo para as discussões sociais e movimentos da juventude mundial”, afirmou durante sua intervenção o estudante João Alexandre, Presidente da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH) que também esteve no acampamento.
Entre as diversas linhas de discussão entorno do tema central, entre os assuntos, a juventude apresentou o mote “Para o Brasil avançar”, culminando dentro da programação com a manifestação nas ruas gaúchas.
MARCHA LEVA MULTIDÃO ÀS RUAS
Como em toda edição participativa de um Fórum Temático Social, o momento principal se deu nas ruas, quando cerca de 3 mil pessoas ligadas aos movimentos sociais realizaram a Marcha que percorreu o centro da cidade na última quinta-feira, 23 de janeiro. Pacificamente, os manifestantes usaram máscaras com o rosto do americano Edward Snowden, expressando apoio a seu exílio no Brasil.
Para mais informações acesse http://www.forumsocialportoalegre.org.br/
Da Redação - UBES
Nenhum comentário:
Postar um comentário