Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

DRAMÁTICO, MULAMBENTOS E BEM HUMORADOS

Cartunista do Ceará faz sucesso com página no facebook que retrata cotidiano dos universitários
O desenhista Lucas Carvalho tem 20 anos e foi na Universidade Federal do Ceará (UFC), há um ano, que começou a divulgar sua página no facebook “Drama Universitário”. Seus cartuns e charges narram o dia a dia dos universitários com muito bom humor através de personagens “dramáticos” e “mulambentos” como o gato Sofrêncio.
Hoje ele tem mais de 200 mil curtidas na página e aposta tudo na sua carreira de ilustrador e animador. “É o que eu realmente gosto e quero fazer, independente das dificuldades”, afirma.
Em entrevista ao site da UNE ele conta um pouco da sua história e fala sobre o poder do humor. Sua página recebe sugestões e fotos de estudantes de todo país e para Lucas o segredo da sua popularidade está na identificação dos universitários e na vontade deles em mostrar cada um a sua universidade. Confira a entrevista:
LUCAS, HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ DESENHA?
Acho que não lembro do Lucas que não desenhava (risos). Acho que desenho desde quando me conheço por gente, sempre fui de rabiscar tudo e essa paixão só foi crescendo com o tempo.
COMO COMEÇOU A DIVULGAR SEUS DESENHOS?
No início eu costumava desenhar as situações que ocorriam na escola, e começava a divulgar no velho “orkut” apenas no meu perfil pessoal e só para meus amigos. Só no início de 2013 quando uma amiga me aconselhou a divulgar minha arte criando uma página, foi que passei a divulgar meu trabalho no facebook. No início do Drama cheguei a espalhar panfletos da página pela UFC junto com amigos, foi desgastante, mas creio que valeu a pena.
DE ONDE VEIO A IDEIA DO "DRAMA UNIVERSITÁRIO"?
Bom, eu sempre gostei de desenhar o que acontecia a minha volta, o cotidiano universitário caiu como uma luva, pois era algo novo pra mim e todos os dias me deparava com fatos interessantes. A ideia simplesmente surgiu na minha cabeça, talvez pelo fato que desenhar o que acontecia na minha escola, dessa vez desenhosobre a universidade, o que é ainda mais interessante com professores e suas manias, a falta de dinheiro, as obrigações de uma vida adulta e os problemas que sempre aparecerem.
VOCÊ JÁ É CONHECIDO NA UFC PELA SUA PÁGINA?
Meus amigos me ajudaram muito na divulgação e devo muito a eles. Por conta disso pessoas já me pararam para elogiar, e tive a oportunidade de dar palestras sobre o Drama. Claro, não é tão frequente, pois não mostro muito a minha cara na internet. Alguns professores também conhecem meu trabalho, muitos gostam, não recebi comentários ruins. Chegam até a sugerir algo, afinal, eles também foram alunos um dia e isso é muito bom.
O HUMOR É SAÍDA PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES QUE MUITOS ESTUDANTES DO PAÍS PASSAM PARA ESTUDAR?
Sem dúvida, não só para isso, o humor sempre foi uma ferramenta poderosa para instigar o pensamento. Os cartuns não apenas estão ali para divertir, em muitos deles eu procuro mostrar problemas como infraestrutura, organização, e educação, o mínimo que deve ser melhorado para termos boas condições de estudo.
VOCÊ ACOMPANHA OUTRAS PÁGINAS DE HUMOR NO FACEBOOK, QUAIS VOCÊ MAIS GOSTA?
Sim, costumo acompanhar a página Universidade Capenga do Sérgio Ribeiro, os vídeos dele são muito bons e ele tem um texto que relata bem a nossa vida sofrida (risos). Sérgio me ajudou muito na divulgação no início do Drama Universitário e até hoje. Outra que gosto muito é o humor regional de Diego Jovino na página Suricate Seboso, a forma com que ele trouxe a língua falada do Ceará para a internet é genial.
VOCÊ RECEBE MUITAS SUGESTÕES E FOTOS DE UNIVERSIDADES DE TODO O BRASIL. SABE O MOTIVO DE TANTA INTERATIVIDADE? 
Independente de problemas, o aluno tem um amor imenso pela universidade que estuda, quer sempre mostrar como ela é, o que tem de diferente das outras. Os animais espalhados, os recados nas paredes, todos refletem que o humor do estudante está ali, mesmo sem intenção e os problemas são bem parecidos em todas as universidades.
VOCÊ DESENHA TODO DIA? COMO É SEU RITMO DE CRIAÇÃO?
Sim, sempre no fim do dia, eu já trabalho com ilustração então reservo esse tempo para criar os cartuns e as animações para o canal do youtube que é o novo projeto do Drama Universitário.
ALÉM DAS SUGESTÕES QUE RECEBE DE ONDE VOCÊ TIRA INSPIRAÇÃO PARA OS DRAMAS E PARA COMPOR OS SEUS PERSONAGENS?
Acho que a minha vivência na universidade foi sim a maior experiência para criar os cartuns. Também costumo ver sites de notícia e focar muito nas redes sociais, ver o que a galera esta comentando, discutindo. Isso se torna uma fonte inesgotável de ideias para colocar nos cartuns. Alguns personagens vem de pessoas que conheci na faculdade. O Sofrêncio, o gato irônico e laranja do Drama é inspirado nos gatos de todo pais, que existem em muitas universidades. ( Na UFC existem muitos gatos que vivem por lá).
O CARTUM TEM SIDO MUITO PRESTIGIADO DE UM TEMPO PARA CÁ. VOCÊ QUE ELE TEM FICADO CADA VEZ MAIS POPULAR ENTRE OS JOVENS?
Creio que sim, pelo poder de identificação, como disse antes, os acontecimentos das universidades são comuns então é mais fácil o estudante ver a si mesmo na charge, e acaba “marcando” seus amigos para que possam ver também. O cartum passa uma mensagem maior, provoca uma reflexão, seja ele político ou sobre qualquer outro tema.
QUAIS SÃO OS SEUS CARTUNISTAS PREDILETOS?
Posso citar grandes nomes como Laerte, as histórias de Ziraldo, mas tenho um apresso muito grande pelo Carlos Ruas, o autor do blog “Um Sábado Qualquer”, a forma de como ele consegue usar humor num tema como religião é incrível, espero um dia poder trocar uma ideia com ele, é uma ótima referência dessa nova geração de webcomics para mim.
QUAIS OS SEUS PLANOS PARA O "DRAMA UNIVERSITÁRIO"?
Quero expandir o Drama, fazer o canal do youtube crescer, criar uma loja para vender camisas e outros produtos de todos os cursos, sem perder a piada do Drama. Também tenho um projeto de livro e uma vontade de novos trabalhos, talvez uma nova página com um tema totalmente diferente do universitário, e claro, crescer profissionalmente como ilustrador e animador. Enfim, planos não faltam (risos).
Cristiane Tada - UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário