Depois de Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, chegou a vez da Bahia realizar o seu maior fórum regional de deliberação do movimento estudantil: o 4º Congresso da União dos Estudantes da Bahia. Durante os dias 1 a 3 de julho, a cidade de Ilhéus, no campus da Universidade Estadual Santa Cruz, receberá 500 estudantes de todo o estado para definir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.
Essa edição do Congresso foi marcada no dia de uma importante data para a Bahia, 2 de julho. Trata-se da data em que o estado comemora a sua independência. Por conta disso, o tema deste ano é, justamente, “Uma nova educação para um novo 2 de julho”.
O credenciamento dos delegados poderá ser feito até o dia 27 de junho. Os estudantes que queiram participar como observadores podem se credenciar até o dia do evento, a taxa de inscrição é de R$30,00 e dá direito a alimentação, alojamento e certificado ao final do congresso.
A ocasião contará com a participação de algumas personalidades importantes da política da Bahia, como o Secretário da Educação Osvaldo Barreto, a Deputada Federal do PCdoB Alice Portugal, a Deputado Federal do PCdoB Daniel Almeida, o Deputado Federal do PT Nelson Pelegrino, a Senadora do PSB Lídice da Mata, entre outros.
O estudante de ciências sociais da Universidade Federal da Bahia, Vladimir Meira, 24, e atual presidente da UEB fez uma boa avaliação da sua gestão: “A UEB vive um momento diferenciado, foram dois anos de muita luta para uma maior abrangência da entidade que foi reconstruída em 2005. Nessa gestão, quase todas as universidades do estado foram atingidas, por mais que a UEB tenha ficado mais popular e tenha recebido um bom reconhecimento é preciso uma formulação mais qualificada”, disse.
Mas não é apenas para o congresso estadual que a Bahia está se mobilizando. Nos próximos dias 13 a 17 de julho acontecerá em Goiânia o 52º CONUNE. Os mesmos delegados que participam do congresso estadual, estarão no CONUNE. “Acho que uma boa bancada politizada no CONUNE será fundamental para ter um PNE que esteja à favor do povo baiano e de suas necessidades, e que vá valorizar as universidades estaduais que estão precisando de cuidados e investimentos”, finalizou o atual presidente. Confira uma breve entrevista com Vladimir Meira, da UEB:
Como foi participar da gestão da UEB?
Liderar a UEB foi um momento desafiador e enriquecedor, mas a entidade precisa se consolidar mais. Junto a diretoria foi possível alcançar os 4 cantos da Bahia. Inclusive, no interior, houve uma grande integração no movimento estudantil baiano. O maior salto da gestão que esta se encerrando foi a luta pela melhoria e mais atenção dada para as universidades estaduais do estado.Existe um plano de reestruturação das universidades estaduais feito pela UEB que será levado em pauta no CONUNE.
Quais são seus planos daqui para frente?
Ainda nem parei para pensar nisso, acredito que vou terminar os meus estudos, começar o meu mestrado, estudar é muito bom! Eu acredito que vou continuar ajudando no movimento estudantil, é algo para sempre, seja em outras frentes, ou aqui na UEB.
O que espera da próxima gestão?
Maiores desafios a serem enfrentados. A UEB é uma grande entidade e terá o enorme desafio de lidar com a diversidade de opiniões que existe hoje na Bahia. Procurar mais espaço e ainda levar em pauta não só a estrutura das universidades estaduais, como também as universidades privadas. A nova gestão ainda terá de presente em 2013 o 70° aniversário da UEB, e será importante dar atenção à data.
O que faz nas horas vagas?
Eu tento estudar um pouco, sair com a namorada, afinal ela merece atenção! Procuro um tempo para sair e curtir os amigos. Até marcamos no início do semestre uma partida de futebol, para se exercitar e jogar uma bola para se divertir, já que não sobra muito tempo para fazer isso sempre. Ouço uma música, em gera, MOB e gosto muito de ler, por falar Eduardo Galeano é um ótimo autor!
Serviço:
O que?4º Congresso da União dos Estudantes da Bahia
Quando? 1 a 3 de julho
Onde? Ilhéus, campus da Universidade Estadual Santa Cruz
Como? (71) 8864-6590
Da Redação-UNE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário