Páginas

domingo, 25 de junho de 2017

O que você quer ser?

Depoimentos colhidos durante a Mostra de Profissões, evento realizado anualmente no campus central da UFRN, em Natal, com o objetivo de ajudar estudantes do ensino médio e demais pessoas que pretendem ingressar na Universidade a escolher o curso de graduação com base no conhecimento do perfil profissional de cada área de formação apresentado em palestras com participação de ex-alunos dos cursos e de profissionais reconhecidos no mercado.

Bárbara do Nascimento. Foto: Cícero Oliveira
“Estou em dúvida entre fazer odontologia, nutrição ou história. Eu me interessei por odontologia porque eu acho que é uma área que faz muita diferença na vida das pessoas. Como elas mesmas falam: um sorriso muda a vida de uma pessoa. História porque eu me identifico muito com a matéria de história. E nutrição porque eu achei interessante a palestra. Desde criança eu queria ser médica, mas mudei. Estou achando a mostra de profissões muito boa, já vim no ano passado com o pessoal da escola e esse ano vim com minhas amigas. A UFRN é maravilhosa, meu sonho é conseguir a nota pra estudar aqui.”
Bárbara do Nascimento, 17 anos
Bruna Rocha Lanwoigt. Foto: Cícero Oliveira
“As palestras que eu mais tenho interesse são medicina, engenharia civil e odontologia. A que eu tenho mais interesse mesmo é medicina, porque é a que eu mais me identifico. Tenho pessoas na minha família que servem de influência para mim.  A UFRN é gigante. Ano que vem eu venho de novo. Sei que ainda faltam dois anos pra gente fazer (o ENEM), mas é uma coisa que a gente não pode deixar para última hora para resolver.”
Bruna Rocha Lanwoigt, 15 anos
Silvan Manuel da Silva Filho. Foto: Cícero Oliveira
“Estou em dúvida sobre qual curso eu quero estudar, mas entre eles estão medicina ou uma das engenharias. Antes de vir para cá eu tinha uma dúvida tremenda do que iria fazer, agora já diminuí bastante a quantidade de cursos, o que vai facilitar bastante a minha escolha. Como eu moro em Tibau, fica difícil eu estudar aqui, mas vai que dá certo… Fiquei sabendo hoje, inclusive, que a universidade tem essa estrutura de dormitório, quarto para os alunos. Isso pode me ajudar a vir aqui para Natal, aumenta muito a probabilidade de eu vir estudar aqui.”
Silvan Manuel da Silva Filho
Deise Gabriela da Silva e Paola. Foto: Cícero Oliveira
“Já tenho uma ideia. Educação Física. Porque eu sempre pratiquei muito esporte, inclusive aqui na UFRN eu pratiquei. Já conheço a estrutura da Universidade. Estou só estudando em casa, para concurso e para o ENEM. A minha maior dificuldade é ter que estudar em casa sozinha, e é mais difícil ainda com uma criança. É bem complicado, mas se eu me empenhar bem, se eu focar, vai dar certo.”
Deise Gabriela da Silva
Dênis Mateus Barbalho da Silva (de camisa azul) com amigos. Foto: Cícero Oliveira
“Vou fazer direito. Eu sempre gostei muito de tecnologia e queria tecnologia da informação, mas aí misturou uma área que eu gosto com uma que eu não gosto, que é a área de cálculo. No meu primeiro ano do ensino médio eu vim para a mostra de profissões e conheci sobre o curso de direito. Acabei gostando de verdade do curso.”
Dênis Mateus Barbalho da Silva, 16 anos
Gabriel Teixeira, Nicole Albuquerque e Marjorie Marcelino. Foto: Cícero Oliveira
“Agronomia. Sempre gostei da área. Primeiro eu quis fazer gastronomia e depois eu percebi que gastronomia era um hobby meu, mas o que eu gosto mesmo é agronomia, porque eu gosto de lidar com mato, plantas frutíferas, abelhas. A palestra me ajudou a confirmar o que eu já sabia, eu vim mais pela minha namorada, a Nicole, que queria saber sobre o curso também.”
Gabriel Teixeira, 20 anos
“Estou em dúvida sobre tudo ainda. Só sei que é qualquer coisa, menos exatas. Eu gosto de plantas, animais, então estou cogitando zootecnia e agronomia. Eu gosto de serviço social também. Estou em todas as palestras da mostra de profissões que dá para eu ir… Está me ajudando, já eliminei algumas opções. É minha meta estudar aqui.”
Nicole Albuquerque, 17 anos
“Ainda estou no primeiro ano, só que não quero passar pelo que a Nicole passou, que está no último ano e está muito em cima para ela decidir tudo sobre o curso. Então eu pretendo já ir escolhendo. Já sei que não sou de exatas, sou de humanas. Quero um curso que colabore com a sociedade, que tenha empatia com as pessoas, que me faça poder mudar um pouco o mundo. Quero conhecer o curso de serviço social, para ajudar as pessoas que sofreram alguma violação ou passam por um momento muito ruim. A mostra de profissões está ajudando bastante, porque desde que eu entrei no ensino médio eu fico pesquisando sobre os cursos na internet, e no Guia do Estudante e no Youtube não tem tudo. Muita coisa que eu vi aqui nas palestras não tem nas pesquisas que eu fiz em casa.”
Marjorie Marcelino, 15 anos
Fonte: UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário