terça-feira, 19 de outubro de 2010
Nota de Solidariedade
O Diretório Central dos Estudantes da PUC-Rio – Gestão Roda-Viva, vem por meio desta prestar solidariedade à estudante de comunicação social Gizele Martins pelo injusto acontecimento do dia 5 de outubro de 2010 em nossa Universidade. A estudante do sétimo período de jornalismo e sua turma, na aula de “Laboratório de Jornalismo Impresso” da professora Marília Martins, receberam a tarefa de elaborar uma matéria cujo o tema era livre. A matéria feita por Gizele e previamente aprovada pela professora teve como objeto o direito à moradia e ocupações urbanas.
Durante a avaliação dos trabalhos da turma em sala de aula, a professora, ao discordar do resultado do trabalho de Gizele, chamou a aluna de criminosa e merecedora de cadeia, simplesmente por seu trabalho apresentar uma leitura de não criminalização dos movimentos sociais. Repudiamos a atitude da professora que ao discordar da abordagem do trabalho da aluna, optou por humilha-la em sala de aula.
Consideramos que o papel do professor e da PUC-Rio, instituição na qual escolhemos estudar, seja de desempenhar um debate democrático com os estudantes, respeitando as diferenças de opinião e proporcionando um espaço saudável para que haja uma troca de ideias e experiências entre os alunos e o professor, onde só assim teremos uma real aprendizagem. Esperamos assim, o tratamento adequado do caso pela instituição, com base em seus estatutos e regulamentos, tendo em vista que um acontecimento como este não condiz com os princípios que são pregados por nossa universidade:
A PUC-Rio empenhar-se-á em garantir, na busca do conhecimento e na expressão de juízos e valores pessoais, um clima de liberdade acadêmica, que supõe profunda responsabilidade e respeito integral para com os direitos do outro e as exigências do bem comum. (Marco Referencial da PUC-Rio).
Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2010.
DCE PUC-Rio Gestão Roda-viva . Fonte: Blog da UEE/RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário