Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: UNE E UBES INTENSIFICAM AÇÕES CONTRA A VOLTA DO PROJETO NEOLIBERAL


Movimento 'FORA FHC!-UNE-UBES!"
Debates e manifestações estão programadas em várias capitais com objetivo de impedir o retrocesso no país e a volta do projeto neoliberal de privatizações e sucateamento da educação

O brasileiro está prestes a escolher entre dois caminhos. Um que leva a olhar para trás – especificamente na década de 1990-, quando o presidente era Fernando Henrique Cardoso (padrinho político de José Serra), que implantou no Brasil durante oito de governo um projeto neoliberal, que priorizava o “Deus mercado” em detrimento de uma sociedade carente de desenvolvimento e justiça social. O outro, completamente oposto, faz acreditar que a esperança vencerá e os avanços construídos até aqui com o governo do presidente Lula serão consolidados. E mais, com potencial de serem ampliados. Dilma Rousseff fez parte dessa gestão que investiu na Educação e no combate à pobreza. Que priorizou políticas públicas capazes de diminuir a desigualdade social, de dar oportunidade para o filho do pedreiro entrar na universidade e sair doutor.

Neste segundo turno das Eleições presidenciais em que existem dois projetos distintos em disputa, os estudantes retomam seu papel de protagonistas dos principais acontecimentos históricos do país e chamam às ruas a juventude para se unir em uma mesma agenda nesta reta final da campanha eleitoral. A UNE e a UBES promoverão debates em importantes universidades brasileiras do Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O primeiro encontro dessa série aconteceu na terça-feira (19), na PUC São Paulo. Confira abaixo as próximas datas*:

qui 21 - 18h - Brasília, UnB com: Emir Sader, UNE e DCE UnB - Auditório Dois Candangos
seg 25 às 16h - Belo Horizonte, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
18h - Londrina/PR, UEL (Universidade Estadual de Londrina)
18h - São Paulo, USP (Universidade de São Paulo)
19h - Rio de Janeiro, UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
ter, 26 às 18h - Niterói/RJ, UFF (Universidade Federal Fluminense)
qua, 27 às 11h - Rio de Janeiro, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
18h - Porto Alegre, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
qui, 28 às 11h - Brasília, UnB - (Universidade de Brasília)
19h - São Paulo, UNIP (Universidade Paulista)
19h - Rio de Janeiro, UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Outras dezenas de atos também estão sendo organizados nos estados pelas entidades estudantis locais. A UNE e a UBES também participarão de caminhadas e manifestações até a véspera da votação, dia 31 de outubro, com o objetivo de evitar o retrocesso e eleger a candidatura que vai garantir o aprofundamento das mudanças. Já existe um calendário com as primeiras mobilizações previstas:

Dias 26 (terça) em Porto Alegre
26 (terça) em Minas Gerais
27 (quarta) no Rio de Janeiro
*datas e horários sujeitos a alterações
Acompanhe aqui no EstudanteNet e pelo Twitter das entidades a movimentação da juventude. Para o Brasil seguir mudando! Fonte: site da UNE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário