Sai resultado da seleção para o PJB 2010
De centenas de projetos, 77 foram selecionados e trarão jovens de todo o Brasil para a sétima edição do evento.
Educação, trabalho, meio-ambiente, assistência aos portadores de necessidades especiais. Todas essas palavras, somadas a dezenas de outras, em conjunto, podem ter uma só tradução: cidadania.
E é do aprimoramento da cidadania que se constituem os projetos que acabam de ser divulgados pela Câmara dos Deputados para participar do projeto Parlamento Jovem 2010. Ao todo, foram escolhidos 77 trabalhos oriundos de todos os estados e do Distrito Federal. "No geral, os projetos foram muito bons. Dessa vez, sentimos melhora no que diz respeito à técnica legislativa, ou seja, ao aprendizado de como se elaboram as leis. Entre os critérios avaliados, levamos em consideração o mérito, no qual se enquadram a oportunidade, a originalidade e a necessidade da proposta", analisa Stefânia Serzanink - Coordenadora dos Trabalhos Legislativos.
Da instituição da obrigatoriedade de as empresas de banda larga oferecerem sinal de acesso à internet gratuito para usuários de baixa renda, ao desconto de 50% na compra de livros não didáticos por alunos de escolas públicas; Da criação da disciplina de teatro nas escolas; à promoção do primeiro emprego por meio de programas do Governo Federal. Em suma, os projetos versam sobre a preocupação dos jovens, pelos jovens e para os jovens. Não por coincidência, o enunciado se confunde com a própria noção de democracia que aprendemos desde os primeiros bancos escolares.
O tema do Parlamento Jovem Brasileiro 2010 é o "Jovem e o Mercado de Trabalho". Em uma análise rápida, pode-se notar que a educação é a maior preocupação entre os "jovens parlamentares". Nada mais justo, já que uma coisa depende diretamente da outra.
A ampla representação – assim como na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, todos os estados e populações terão seus delegados – é também o reflexo do esforço da comissão organizadora do projeto e dos parceiros envolvidos para assegurar que o Parlamento Jovem Brasileiro seja, assim como nas edições anteriores, o espelho mais fiel possível da realidade de um parlamento. "É possível que esses projetos venham a ser apreciados na Câmara algum dia. Havendo aprovação do projeto no Plenário do Parlamento Jovem, ele é encaminhado para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara", conta Stefania.
Este ano, o PJB acontece de 22 a 26 de novembro. Todos os autores dos projetos contemplados pela seleção, participarão como parlamentares jovens da edição 2010.
Saiba aqui quais são os alunos (parlamentares jovens) e escolas selecionados . Fonte: Câmara dos Deputados. site: http://www.camara.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário