Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

MINISTRO SOBRE TROPA: FILME BOM TEM GRANDE PÚBLICO

Filme "TROPA DE ELITE 2" Record de bilheteria!
O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, parabenizou nesta quinta-feira (14) o desempenho histórico de Tropa de Elite 2 e Nosso Lar, quO ministro e bateram recordes de bilheteria, fazendo com que, dos dias 7 a 14, mais da metade das salas de cinema do país exibissem filmes nacionais. Afirmou, ainda, que o cinema do Brasil estaria vivendo um momento mágico.

Tropa de Elite 2 sozinho, até o final da quarta-feira (13), já tinha acumulado um público de 2,4 milhões de espectadores, sendo considerado o quarto colocado entre as maiores estreias do cinema no Brasil nos últimos dez anos. Ficou à frente, inclusive, de grandes sucessos hollywoodianos como Homem-Aranha 1 e Eclipse.

Apesar de não se comparar ao fenômeno de Tropa de Elite 2, Nosso Lar - que é baseado no best-seller de Chico Xavier -, também apresentou números grandiosos desde sua estreia em setembro, acumulando um público de mais de 3 milhões de espectadores até agora.

Em entrevista a Terra Magazine, o ministro atribui esse sucesso ao acerto na temática dos filmes, mas também à mudança do perfil dos espectadores, que estão mais receptivos às produções nacionais. "O cinema brasileiro está descobrindo o Brasil, e o Brasil está descobrindo o cinema brasileiro", afirma.

Ferreira confessou ainda não ter assistido aos dois filmes, mas faz questão de afirmar que eles atingiram esses resultados não por causa de um apelo comercial, mas por sua qualidade.

- Bons filmes também têm grande público. Eu acho que tem uma pitada de preconceito, uma crença de que o bom filme não faz público. Isso é um equívoco.
Leia mais da entrevista.

O senhor divulgou uma nota parabenizando as equipes de Tropa de Elite 2 e Novo Lar pelo sucesso de bilheteria. A que o senhor atribui o alcance desses filmes

Juca Ferreira - É um feito magnífico para o cinema brasileiro que esses filmes estejam ocupando mais da metade das salas do Brasil. É a confirmação da possibilidade da indústria cinematográfica no Brasil, da necessidade de muita criatividade, muita qualidade técnica e temas que sejam de interesse dos brasileiros. Os dois filmes têm mostrado uma capacidade enorme de atrair interesse, principalmente pela temática. O Nosso Lar, traz um ponto de vista espírita, que é uma cultura religiosa muito difundida, faz parte da diversidade religiosa brasileira. Isso mostra a importância de dialogar com o povo, com suas inquietações. Já o Tropa, traz pela segunda vez essa questão da violência nos morros cariocas, da polícia, da corrupção. Apesar de se passar no Rio, também está na ordem do dia de outras grandes cidades.

Você acha que os filmes têm um apelo mais comercial?

Eu não consigo ver essa diferença tão nítida (filmes comerciais e não comerciais), bons filmes também têm grande público. Eu acho que tem uma pitada de preconceito, uma crença de que o bom filme não faz público. Isso é um equívoco. Não assisti nenhum dos dois filmes, então não posso comentar. Mas vários amigos que assistiram Tropa 2 disseram que o filme é primoroso do ponto de vista de linguagem e de técnica cinematográfica.

O que está acontecendo é que o cinema nacional está começando a formar seu público, e também começando a se interessar pelo público. Isso é bom pra tirar esse preconceito de que filme de qualidade é pra poucos. O cinema brasileiro está descobrindo o Brasil e o Brasil descobrindo o cinema brasileiro. Tem um círculo virtuoso aí.

Terra/UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário