Juiza, Lena Rocha
Notícias-TRE/RN
Presença feminina entre os magistrados da Corte Eleitoral Potiguar, a juíza Lena Rocha (na foto, ao lado do corregedor regional eleitoral, desembargador Saraiva Sobrinho) propôs ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) a adesão da instituição ao “Outubro Rosa” – movimento de âmbito internacional e de prevenção ao Câncer de Mama. Ela salientou o fato de muitas mulheres prestam serviço diariamente a este Tribunal, com sua competência e esforço, ao entregar fitas alusivas à campanha. "E o Pleno tem um papel importante no aspecto institucional da campanha" - ressalta.
O presidente do TRE/RN, desembargador Vivaldo Pinheiro, se associou a proposição da magistrada assim como os demais membros da Corte. A juíza Lena Rocha sugeriu que os membros do Pleno possam usar a fita ou algo que faça menção à cor da campanha. O Outubro Rosa, como o movimento ficou conhecida a iniciativa, tem origem nos Estados Unidos, país em que o Congresso instituiu este como o mês nacional de combate ao câncer de mama para que fossem unidas várias ações isoladas de Estados americanos.
O rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra esta doença. Atualmente, o movimento ganhou o mundo e busca unir a população, empresas e entidades nessa luta. “Por isso pensamos em no dia da eleição presidencial aqui no TRE darmos a nossa contribuição, lembrando de uma luta que é de caráter mundial em favor da prevenção e da saúde da mulher”, destacou Lena Rocha.
O Instituto Nacional do Câncer estima que somente em 2010 haverá 49.240 novos casos da doença Brasil. A incidência cresce com a progressão da idade, aumentando drasticamente acima dos 40 anos e sendo a segunda causa de morte entre as mulheres entre 40 e 59 anos no país. Além disso, fatores de risco como história familiar, menarca (primeira menstruação) precoce, menopausa tardia (acima 52 anos), nuliparidade (não ter filhos) e dieta rica em gorduras saturadas contribuem para a sua incidência.
A Seção de Assistência Médica e Social do TRE/RN alerta ser importante que todas as mulheres tirem suas dúvidas, procurem seu ginecologista ou mastologista, tenham uma vida saudável, façam os exames periodicamente, e busquem e massifiquem as informações sobre o câncer de mama.
Publicado por: Juliano Freire. Fonte: TRE/RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário