Mônica Harada
Publicação: 14/10/2010 23:19 Atualização: 15/10/2010 00:06
Sistema de monitoramento por satélite nos ônibus e a tecnologia a favor dos usuários do transporte público no DF, foi o que prometeu o candidato do PT ao Palácio do Buriti, em sabatina na TV Bandeirantes nesta noite de quinta-feira (14). Agnelo Queiroz disse que em seu governo será possível contar com a tecnologia de GPS (sigla em inglês que significa Sistema de Posicionamento Global) e celulares para que os passageiros saibam os horários que os ônibus em cada parada, por exemplo. O candidato Citou os corredores exclusivos, o bilhete único e a integração como medidas a serem implementadas. Ele garantiu o combate aos cartéis tanto no transporte público quanto na venda de combustíveis, mas não afirmou o que deve fazer para evitar deixar as principais linhas de ônibus nas mãos de poucas empresas, como acontece hoje.
Relação com CLDF
Questionado sobre a posição que será adotada para garantir aprovação e boa relação com os deputados da Câmara Legislativa, Agnelo Queiroz afirmou que jamais vai aceitar qualquer postura de compra de votos e de deputados em seu governo, se for eleito. “Vamos iniciar uma nova relação com o Legislativo e Tribunal de Contas de forma republicana. Vamos valorizar os representantes eleitos pelo povo e ter uma relação civilizada e republicana com a valorização da CLDF para que os parlamentares retomem a credibilidade da Casa”.
Estacionamentos
O jornalista Cláudio Humberto questionou Agnelo se, caso eleito, pretende construir os tão esperados estacionamentos subterrâneos na região central de Brasília. Inicialmente, o petista disse que prefere desestimular o uso dos carros e, para isso, vai melhorar o transporte público. Mas acabou se comprometendo a tirar do papel os projetos de estacionamentos subterrâneos no Setor Comercial Sul, Setor Bancário e Esplanada dos Ministérios. "É meu compromisso revitalizar o Setor Comercial Sul, junto com a Rodoviária (do Plano Piloto), um lugar de concentração onde passa meio milhão de pessoas por dia", disse Agnelo. O candidato prometeu ainda mudar a realidade degradante do centro da capital, além de tornar a região em point noturno.
Crack
Em resposta à pergunta do jornalista André Giusti, sobre como pretende reprimir o crack e tratar os dependentes químicos, Agnelo disse que vai combater as drogas de forma implacável, juntamente com ações preventivas nas escolas e nos meios de comunicação. "Vamos fazer uma repressão violenta ao tráfico. Não vamos permitir um traficante na porta da escola oferecendo drogas aos nossos filhos", disse. O petista defendeu o tratamento de dependentes por meio de parcerias com a sociedade civil e a igreja. Outra medida apontado por ele como aliada no combate às drogas é a escola de tempo integral. "Nós não podemos deixar crianças de 10 e 12 anos na rua, para ser maltratada e explorada", defendeu.
Feriado em Brasília
Agnelo Queiroz/PT-Distito Federal
Nas considerações finais, Agnelo Queiroz pediu aos eleitores que participem das eleições, em 31 de outubro, e não deixem a cidade antes do pleito. O apelo se deve ao feriado prolongado do Dia de Finados, em 2 de novembro, data em que muitos brasilienses devem deixar a capital para viajar. "Nós não podemos nos omitir a participar do destino da nossa cidade”. “Fique nessa cidade maravilhosa, curta sua família e vote". Ele parabenizou a iniciativa da emissora e lamentou mais uma vez a ausência da concorrente Weslian Roriz (PSC). “Infelizmente minha concorrente não compareceu e isso não contribui com a democracia”, disse. Para encerrar, o petista repetiu seu “bordão” de fazer um governo ético, transparente e participativo e pediu votos para ele e para a candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT). Fonte: CORREIO BRAZILIENSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário