Ex-diretores do IFRN recebem homenagem do MEC
Entrega da Medalha Nilo Peçanha encerrou as comemorações do centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Francisco das Chagas de Mariz Fernandes e o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC, Getúlio Marques Ferreira receberam ontem (15), em Brasília, a Medalha Nilo Peçanha pela contribuição para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica brasileira.
Francisco das Chagas de Mariz Fernandes (esq.) e Getúlio Marques Ferreira (esq.)
Além deles, Luiz Carlos Abbott Galvão (in memoriam), empresário que lutou pela consolidação do ensino técnico no Rio Grande do Norte, também foi homenageado com a medalha. Entre os 98 agraciados estão políticos, professores, reitores, ex-reitores, diretores de escolas e filósofos e entidades.
A entrega da medalha encerrou as comemorações do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica neste ano que, dentre outras ações, contou com a realização dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, em maio, e do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em novembro de 2009.
“A educação profissional brasileira vive o melhor momento de sua história. A medalha vem coroar estas pessoas que, de alguma maneira, contribuíram - e muitos continuam contribuindo - com esta modalidade de ensino”, destacou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do Ministério da Educação.
História
Nilo Peçanha governou o Brasil entre julho de 1909 e novembro de 1910. Neste período, assinou o decreto n° 7.566, que criou 19 escolas de aprendizes artífices, o embrião da educação profissional nacional. Hoje, o país conta com 342 escolas federais que oferecem, de forma gratuita, cursos de formação técnica e tecnológica em todos os estados e no Distrito Federal. Fonte: site do IFRN. " Bem merecidas homenagens, todos contribuiram e contribuem para o avanço da EDUCAÇÃO PROFISSIONAL em nosso país! Principalmente tratando-se de pessoas nordestinas e especial o nosso RIO GRANDE DO NORTE". Eduardo Vasconcelos-CPC/RN E ANE/RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário