Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

8 DE SETEMBRO - 399 ANOS DE SÃO LUIS DO MARANHÃO


 

Ilha Bela, Ilha do Amor, Ilha Encantada, Patrimônio da Humanidade, Jamaica Brasileira, Upaon-açu (Ilha grande em tupi guarani)...
Todos os títulos dados a bela São Luís do Maranhão não podem expressar o encanto, a beleza, os caminhos e a história da cidade e seu povo, hospitaleiro e gentil.
São Luís foi fundada por franceses, colonizada por holandeses e por fim, conquistada pelos portugueses, sem falar nos navios negreiros que derramaram centenas de escravos vindos da África e nos nativos, índios guerreiros tupinambás, em sua maioria.
É nessa mistura de todas as raças, todos os sabores, todas as cores, todas as danças que fizeram de São Luís um lugar único e diferente.
Aqui se dança o melhor reggae fora da Jamaica, daí o título de “Jamaica brasileira”. Dança-se o reggae coladinho, agarradinho, com todo molejo e sensualidade como só o ludovicense sabe fazer.
Danças africanas originaram o “Tambor de Criola” (hoje reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil), além do “Cacuriá”.
O Bumba-meu-boi, também reconhecido recentemente como Patrimônio Imaterial do Brasil, originasse de uma lenda cabocla onde um vaqueiro mata o boi mais bonito do seu senhor para satisfazer o desejo da esposa grávida, a Catirina.
Dos sabores temos todos, numa absoluta mistura de paladares, cores, temperos e ingredientes. Do caranguejo à pizza, do camarão ao assado de porco, além da cuxá com peixe frito.
Rica em seus manguezais que circundam a ilha, São Luís oferece a seu povo mariscos e frutos do mar o ano inteiro e nossas frutas nativas são uma explosão dos mais diversos sabores. Temos juçara, cupuaçu, bacuri, sapoti, tanja da terra e muitas outras variedades que podem ser facilmente encontrados em feiras e mercados.
São Luís do passado com suas lendas e história, São Luís do futuro com suas jazidas de gás natural e cujo Porto do Itaqui, atrai investimentos milionários do Brasil e do mundo todo.
Subindo as ladeiras do Centro Histórico, conjunto de prédios preservados e recuperados, vê-se os telhados, o calçamento de pedras de cantaria trazidas de Portugal e o horizonte que sorri em espetáculos do pôr-do-sol se projetando sobre a baía de São Marcos e encantando os namorados em nossas praças.
Descendo as ladeiras, bebe-se a poesia de uma São Luís que preserva sua história e tem plena consciência de seu papel no presente e no futuro.
Que Ilha Bela, que linda tela é São Luís do Maranhão, com todo molejo e todo chamego que seu povo herdou de tantos povos, de todos os seus ancestrais.
São Luís que comemora hoje 399 anos e prepara sua festa do 4º Centenário, vive o presente sem esquecer o passado e com os passos no futuro.
Que linda terra é a minha terra, São Luís do Maranhão.
Lili
http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com/
Editado(a) por LILI ABREU

Nenhum comentário:

Postar um comentário