Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SINTE MARCOU PARA O DIA 03 DE OUTUBRO INDICATIVO DE GREVE


TOTAL APOIO AOS EDUCADORES! ANE/RN, CPC/RN E AMES!

Um indicativo de greve está marcado para o dia três de outubro na rede estadual de ensino em virtude do não cumprimento do plano de cargos dos funcionários do setor. Um movimento paredista foi encerrado recentemente, mas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) do RN vai paralisar as atividades por um dia e adverte que a greve poderá se alastrar.

“Tivemos uma audiência com o secretário de Administração [José Anselmo] e ele nos garantiu que em relação ao magistério tudo será cumprido. Entretanto, os onze mil colaboradores do Sinte – demais funcionários que mantém as escolas – não serão agraciados. Vamos paralisar no próximo dia três, porque lembramos que uma escola não funciona sem merendeira, asg, técnicos etc”, comentou Fátima Cardoso.

A informação de uma suposta greve foi levantada no Jornal 96 desta sexta-feira, no qual a entrevistada, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) criticou a atuação do Governo do Estado na última greve dos professores. “Foi desastrosa a maneira como o Estado administrou isso. O sindicato está convocando a categoria a refletir sobre o não cumprimento. Espero que haja bom senso”.

Fátima ampliou a questão e disse que, nacionalmente, a Comissão de Educação da Câmara articula um diagnóstico para saber quais municípios estão cumprindo a lei que institui o piso do magistério. “Os resultados da educação dependem de professores bem remunerados”, comentou.

Na semana em que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados, Fátima lamentou a expressividade do Rio Grande do Norte na avaliação. Ela lembrou que todas as escolas públicas classificadas entre as 20 melhores são unidades geridas pelo Governo Federal e disse ainda que o novo programa de expansão dessa rede contemplará seis escolas no Estado.

“O Pronatec [O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego] já foi aprovado pela Câmara e deverá ser sancionado – antes de passar pelo Senado – até novembro pela presidente Dilma. Ele tem essa ação de expansão de vagas da rede técnica profissional, e aqui no estado temos a proposta para construção de seis escolas”, informou a deputada.

Articulação política

A deputada Fátima Bezerra reafirmou a intenção do partido em lançar a candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro à Prefeitura do Natal. Ela também reiterou que, de todas as articulações políticas, o PT só não se envolverá com DEM, PSDB e PPS. E criticou o “acórdão” dessas siglas no plano estadual.

“O PMDB firmou aliança com DEM e isso destoa do quadro nacional. Lá, eles estão separados. Aqui no estado eles podem até se entender, mas em Brasília o senador José Agripino critica a coalizão, o governo federal, e, portanto, Dilma e Michel Temer, que é do PMDB”.

Edital do vestibular da Uern pode ser divulgado em outubro


Com o final da greve dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) o calendário acadêmico e o cronograma da realização das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) deve ser refeito. De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Egberto Mesquita, na próxima semana haverá uma reunião da Comissão.

“A única certeza que nós temos nesse momento é que o vestibular está agendado para março”, diz ele, lembrando que o prazo previsto anteriormente, dias 18 e 19 de dezembro, não poderão mais ser executados. Embora ainda não haja data especificada, o coordenador estima que as provas serão aplicadas na primeira semana de março.

A proposta é de que o edital seja publicado por volta do final de outubro. “Com essa publicação, todas as outras datas estarão especificadas”, afirma Egberto Mesquita. Caso esse cronograma seja alcançado, as inscrições devem ser realizadas em novembro.

Após esta etapa haverá prazos para entrega de documentação, ratificação de informações e teste de aptidão musical. Por causa de todas estas atividades que precedem a aplicação das provas é que a data do vestibular ficará para o mês de março.

Além disso, de acordo com Egberto Mesquita, o próprio calendário universitário se prolonga. O primeiro semestre letivo de 2011 deve ser encerrado daqui há, mais ou menos, um mês e o segundo semestre deve ser concluído por volta do final de março ou início de abril de 2012.

O certame não deve coincidir com a realização de nenhum outro processo seletivo e isso leva a equipe a duas projeções. A primeira delas é de que os candidatos que não passaram em outras instituições apostem na prova da Uern, já a segunda perspectiva é de que os estudantes de Mossoró que pretendiam fazer vestibular para ingressar na Uern e permanecer na cidade sejam aprovados em outras instituições de ensino e desistam do processo seletivo.

Diante das duas possibilidades, a expectativa da Comperve é a mesma dos anos anteriores, com uma projeção de 20 a 21 mil candidatos inscritos para o vestibular.

ATENÇÃO
Os estudantes aprovados para ingresso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2011 devem ficar atentos. Egberto Mesquita informa que a Comperve deverá publicar o edital reconvocando esses candidatos para que efetuem suas matrículas.

Fonte: Comunidade Estudantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário