Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Evento espera receber mais de mil estudantes, de todas as regiões da capital paulista

No próximo sábado (17), a juventude paulistana participa da 2ª Conferência Municipal de Juventude de São Paulo, que será realizada na universidade São Judas Tadeu, unidade Mooca, na zona leste do município, das 9h às 17h. A Conferência é um espaço na qual os jovens irão pensar e discutir políticas públicas de juventude para o município de São Paulo.

São esperados mais de mil estudantes, de todas as regiões da capital paulista, além de autoridades municipais e estaduais, artistas e representantes do movimento estudantil.

“A Conferência contará com a participação de muitas entidades de juventude da cidade de São Paulo. Esperamos mais de mil jovens para que pensemos políticas públicas para a juventude, sintonizando o projeto nacional com o projeto municipal, exigindo mais direitos e participação”, disse Osvaldo Lemos, ex-diretor de Relações Internacionais da UBES e membro da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude.

A 2ª Conferência Municipal de Juventude de São Paulo, promovida pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e com entidades da sociedade civil organizada, tem por objetivo colocar o projeto de juventude do município em sintonia com o projeto nacional, que vem sendo construído na defesa do aprofundamento das mudanças do Brasil.

Segundo Alexandre “Cherno” Silva, presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), a juventude paulistana que é contemplada com o Programa Universidade para Todos (ProUni), mesmo com a gratuidade do ensino superior, assegurado pelo Governo Federal, muitas vezes interrompem seus cursos por não conseguirem arcar com os custos da passagem mais cara do país, além de moradia, alimentação e desenvolvimento intelectual. “Lutamos para que todos os estudantes prounistas da cidade de São Paulo tenham isenção no transporte público mais caro do Brasil. Debater o Passe Livre é garantir o direito à educação, por isso levantamos essa bandeira”, disse.

Para o presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Tarcisio Boaventura, é muito importante que os jovens se organizem e conquistem espaços para debater as suas necessidades e debater a realidade da nossa sociedade. “A juventude que é marginalizada e que participa de diversas entidades do segmento de juventude, tem muito a contribuir. Não queremos que as políticas públicas sejam apenas construídas para os jovens, queremos que as políticas públicas sejam construídas por jovens”, destacou.

Formato da Conferência

Os trabalhos desta 2ª Conferência serão desenvolvidos a partir do tema: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos, ao qual a comissão organizadora definiu 15 eixos de debates, entre eles estão: I -Desafio do fortalecimento institucional; II – Juventude e educação; III – Juventude e trabalho; IV – Juventude e cultura; V – Juventude e comunicação; VI – Juventude e a cidadania; VII – Juventude e o transporte público; VIII – Juventude e o meio-ambiente; IX – Juventude e os povos tradicionais; X – Juventude e saúde; XI – Juventude, esporte e lazer; XII – Juventude e tempo livre; XIII – Juventude e segurança; XIV – Juventude e respeito à diversidade e direitos humanos e XV – Direito à participação.

Serviço


O que? 2º Conferência Municipal de Juventude
Quando? 17 de setembro, das 9h às 17h
Onde? Universidade São Judas Tadeu (Rua Taquari, 546, Mooca)
Informações: blognossacarasp@gmail.com


Da redação-UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário