Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VITÓRIA EM PERNAMBUCO: ESTUDANTES DESOCUPAM UNICAP APÓS REUNIÃO COM O REITOR

Gestores da universidade aprovaram grande parte das propostas realizadas durante o ato.
A ocupação realizada por estudantes da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) durante o final de agosto foi encerrada na última sexta-feira, 2 de setembro, após reunião realizada com gestores da instituição. Das propostas realizadas, a maioria foi aprovada, contribuindo para mais uma vitória do movimento estudantil.

Na tarde da quinta-feira, 1º de setembro, o vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Genílson Vasconcelos; a integrante do DCE e do Diretório Acadêmico (DA) de Biologia, Ingrid Farias; o tesoureiro do DCE e membro do DA de Psicologia, Luciano de Farias “Bambucha”, e o presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Thauan Fernandes, negociaram as condições da desocupação do Hall do Bloco A.
Os representantes da mobilização se reuniram na sala da Pró-Reitoria Comunitária com o pró-reitor administrativo e reitor em exercício, Luciano Pinheiro Barros; o chefe de gabinete da reitoria, Rodrigo Pellegrino; e o pró-reitor comunitário Lúcio Cirne. A direção da instituição aprovou parte das propostas dos estudantes. 
“O impacto dessa ocupação junto com as melhorias tem extremo significado sobre o quanto as universidades privadas ainda tem a melhorar para cumprir seu papel social. A UNICAP serve de espelho para a grande maioria das pagas pernambucanas, e o movimento estudantil delas também. Quando os estudantes provam que conseguem se mobilizar e aprovar mudanças positivas nas suas universidades, isso oxigena o ME por inteiro. Vitórias como essa também evidenciam que as universidades têm muito a melhorar ainda, e que é possível, aos poucos, torná-las cada vez mais populares com cada vez mais qualidade”, comenta o presidente da UEP, Thauan Fernandes.
Entre as propostas aprovadas estão o congelamento das taxas administrativas por um ano, a redução da multa na biblioteca, a volta da bolsa monitoriaa aprovação da carteira de estudante da UNE/UEP na biblioteca como alternativa de identificação, a atualização do acervo da biblioteca até o fim do ano, entre outras. 
Texto: Vivian Fróes-UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário