Com o slogan “Não vacile! Trote sem violência!” a entidade espera ajudar a diminuir o número de agressões
Pintar o rosto, raspar o cabelo, pedir dinheiro no farol. Quais são os limites na hora de comemorar uma conquista que mudará a sua vida? Propagando a ideia de que é possível festejar de maneira saudável é que a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) lança uma campanha pra marcar este ritual de passagem.
Com o slogan “Não vacile! Trote sem violência!”, a UEE-SP promoverá por todo o estado uma campanha que irá orientar fiscalizar e denunciar toda e qualquer brincadeira agressiva sofrida por estudantes.
Na recepção aos calouros tudo é festa, menos as brincadeiras ofensivas que alguns ainda insistem promover. Este rito de iniciação, que serve para introduzir novos estudantes os valores da nova vida que estão ingressando, deve ser realizado de maneira alegre e festiva e não violenta.
Nos últimos anos os números de brincadeiras com agressões e humilhações vem aumentando. Diversas universidades já proibiram a prática de trotes dentro de suas dependências, porém muitas vezes as “brincadeiras” acontecem do lado de fora das instituições onde não existe uma fiscalização.
Os veteranos que submeterem calouros a trote violento podem ser expulsos ou suspensos da instituição de ensino. Isso não impede que também respondam pelo trote na Justiça sendo enquadrados em uma série de crimes puníveis pelo Código Penal: extorsão, injúria, constrangimento ilegal ou lesão corporal.
Além da divulgação pela internet, a ação da UEE-SP contará também com a distribuição de materiais impressos como panfletos, adesivos e marca páginas em universidades de todas as regiões do estado.
“É inadmissível em pleno século 21 ter práticas medievais dentro das universidades para recepcionar os calouros. A UEE-SP como entidade maior de representação dos estudantes no estado condena toda e qualquer ameaça física ou psicológica e se prontifica a auxiliar a todos que se sentirem violentados”, garante o presidente da entidade, Alexandre Silva.
Auxiliando os estudantes que porventura vierem a sofrer qualquer dano psicológico ou físico a entidade disponibilizou o endereço eletrônico trotesemviolencia@ueesp.org.br para receber denúncias. Os e-mails recebidos serão analisados pela equipe jurídica da UEE-SP e encaminhados para resoluções das autoridades legais.
Baixe os materiais da campanha e auxilie na divulgação, afinal de contas, há tanta coisa mais interessante pra fazer com os calouros e calouras!
Thatiane Ferrari (UEE-SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário