Educadores financeiros recomendam aplicação em planos de previdência, ações e na tradicional caderneta de poupança
Leia a notíciaComentários EmailImprimirTwitterFacebookDeliciousDiggNewsvineLinkedInLiveRedditTexto - + Roberta Scrivano, de O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - No lugar de carrinhos e jogos de videogame, planos de previdência. Em vez de uma boneca, a primeira aplicação na poupança. Amanhã, Dia das Crianças, os pais podem dar o primeiro passo para garantir a realização dos sonhos dos filhos na vida adulta, em vez de apenas satisfazer um desejo infantil.
Quanto antes começar o acúmulo de dinheiro, melhor. Essa é a regra básica para o sucesso financeiro, segundo especialistas. "O valor que será poupado não importa. O que interessa é a regularidade do investimento", explica o educador financeiro Mauro Calil.
Optar entre planos de previdência, caderneta de poupança ou ações, no entanto, depende do perfil do pai e de alguns cálculos indispensáveis. Na opinião de Calil, por exemplo, todo o investimento feito para uma criança, visando ao longo prazo - ou seja, para resgate a partir dos 18 anos - deve ser feito em ações.
Ele mesmo faz isso com o filho de dois anos. "Assim, não há risco para a criança. O dinheiro é do pai e há vários anos para garantir a rentabilidade", esclarece.
No caso das ações, o investimento mínimo é equivalente ao preço de um papel. Para Calil, os pais devem apostar em setores bons pagadores de dividendos. Um exemplo são as empresas do setor elétrico. Um papel da Light, na sexta-feira, custava R$ 21. "E os dividendos devem ser aplicados novamente pensando no futuro do filho."
Ficar atento às taxas de corretagem e de custódia cobradas pelas corretoras também é importante para não perder dinheiro.
INVESTIR NA CRIANÇA É SIM O MELHOR PRESENTE!
Na caderneta de poupança não há muito segredo. Basta investir regularmente um valor e, na hora do resgate, ter atenção à data de aniversário da poupança, para não perder a rentabilidade daquele mês. Fonte: O ESTADÃO. "Fácil é dar presentes neste dia das crianças, difícil é ser o PRESENTE! Coisas fundamentais, que não custa quase nada: AMOR, CARINHO, FRATERNIDADE, COMPANHEIRO, SEGURANÇA, SINCERIDADE, AMIGO e PROTENÇÃO, coisas que não custa quase nada, EXPERIMENTE!". Eduardo Vasconcelos/CPC/RN. Feliz dias da CRIANÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário