Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA-PT/RN CRITICA POLÊMICA EM TORNO DE LIVRO DO MEC

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) criticou em plenário a polêmica instaurada no país nos últimos dias sobre o conteúdo do livro Por uma Vida Melhor, de Heloísa Ramos, distribuído pelo Ministério da Educação para escolas públicas.


"Essa polêmica sobre o uso correto da língua portuguesa é um despropósito e parte de premissas equivocadas. As avaliações são apressadas e superficiais, feitas à base de artificialismos", avaliou.

De acordo com Fátima Bezerra, a língua portuguesa é dinâmica e heterogênea e a oposição erra ao fazer uso político de uma questão meramente acadêmica.

"No afã de encontrar meios para se rearticular e achar um discurso, ideologizaram esse debate. Sem o devido cuidado e, muitas vezes, sem conhecimento de causa - muitos nem sequer leram uma página inteira do livro Por uma Vida Melhor - na verdade, o que temos visto são discursos violentos de verdadeiros paladinos da língua materna", ressaltou.

No Brasil, acrescentou a parlamentar petista, apesar de sua dimensão geográfica e complexidade cultural, mantém-se uma razoável unidade. "No entanto, são inegáveis suas variações, principalmente na língua oral, daí ser impossível imaginar uma padronização de todos os brasileiros no uso da chamada língua culta, até mesmo porque nossa língua é excessivamente dominada por formalismos e uma quantidade exagerada de regras", disse Fátima Bezerra.

Ela informou ainda que a Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (1º) requerimento para a realização de audiência pública sobre o tema. "Vamos dar prosseguimento ao debate acerca da polêmica do livro didático no lugar mais adequado para isso nesta Casa, que é exatamente a Comissão de Educação e Cultura", frisou a deputada Fátima Bezerra.


Fonte: Site da Liderança do PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário