Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO IFRN-SANTA CRUZ-RN SOB SUSPEITA


 
ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ-RN CAUSA REVOLTA POR PARTE DE LIDERANÇAS ESTUDANTIS/ESTUDANTES
Em nossa estadia em Santa Cruz-RN recebemos a visita do Lider Estudantil, Pastor, presidente da Comissão Pró-Grêmio do IFRN-CAMPUS DE SANTA CRUZ-RN, relatando-nos o ocorrido nas "eleições" do referido grêmio.  Concordamos com os argumentos do colega, ora se tinha um calendário definido para inscrições, campanha, eleição e posse, o por que da antecipação?  Resultado:  Menos da metade do alunado não votaram e isso é DEMOCRACIA?
Alguns alunos estão se mobilizando para fazer um abaixo assinado para que essa eleição seja revista, caso contrário irão se articular para puxarem uma Assembléia Geral.
A ANE-RN, como entidade de luta e preserva a democracia propõe que seja levado o caso ao reitor, Belchior para que seja realizado uma reunião com ambas as partes e chegarem a um denominador comum.  Eleições com a participação da maioria demostra a maturidade da democracia, caso contrário torna-se CASUÍSMO!  Vejam matéria publicada, no blog do pastorgcm.blogspot.com  para  vocês leitores e em especial os de Santa Cruz-RN entenderem um pouco desta história.

Início da Eleição: 13h30min
Fim da Eleição: 21h40min
________________________________________
CANDIDATOS:
Chapa Única (Ramon & Joseanny)

________________________________________
Fómula de votar:

SIM - Eleigiria-se a Chapa Única
NÃO - Realizaria-se uma nova eleição após a greve

________________________________________
Aptos a votar:
822 discentes

Votaram:
322 discentes (39,17274...%)

Abstiveram-se:
500 discentes (60,82725...%)

________________________________________
DOS QUE VOTARAM:

Disseram sim:
225 (69,87577...%)

Disseram não:
71 (22,04968...%)

Brancos:
4 (1,242236...%)

Nulos:
22 (6,832298...%)

________________________________________
Disseram SIM:
225 (27,37226...%)

Disseram NÃO ou ABSTIVERAM-SE:
597 (72,62773...%)
Postado por francisco das C. G. Júnior às

Reações: 

Ontem (16/08), foi realizada uma "eleição" para escolher a Diretoria do Grêmio Estudantil do IFRN - Campus Santa Cruz.

Agora direi o motivo pelo qual coloquei eleição entre aspas: Primeiro, 500 estudantes não quiseram votar;
Segundo, não sei se foi realmente por não querer ou por não saber do que se tratava essa eleição; Terceiro, várias pessoas das que foram votar perguntaram pra que era essa eleição, sem falar que essa eleição foi feita a trancos e barrancos num período no qual não poderia se feito e não sou eu quem digo, quem diz é o próprio estatuto do grêmio.

Solicitei, enquanto Presidente da Comissão Pró-Grêmio, o embargo da eleição, visto que estava ferindo o disposto no estatuto que se referia a datas e forma de se realizar as eleições do grêmio e não fui atendido, pois segundo o Presidente da Comissão Eleitoral, o Sr. Jailson Carvalho, tínhamos de ter um grêmio estudantil o mais rápido possível, pois na greve com essa presidência teríamos voz.

Eu repliquei dizendo que pra termos alguém apoiando os professores não é necessário termos representantes, pois somos cidadão de livre expressão.

Será que um cargo só serviria para obrigar alguém a agir em prol dos demais? Claro que não, pois isso não deve ser algo obrigado e sim espontâneo!

Eu ainda sou o Presidente da Comissão Pró-Grêmio Estudantil e avaliarei qualquer pedido de anulação dessa eleição minuciosamente e garanto que farei o que o estatuto dispor, pois para que sejamos respeitados e  para termos uma gestão correta devemos obedecer o que se dispõe no estatuto, estatuto esse que passou um ano e meio sendo avaliado e votado pelos próprios estudantes.

É irrefutável que essa eleição pode ser anulada por promoção eleitoral, pois foi uma eleição que ocorreu muito rápido e que pouca gente sabia quais eram as propostas.

Disseram no fim da tarde de ontem que se a chapa única não fosse eleita eu quem assumiria a presidência do Grêmio e considero que isso foi uma medida desesperada para conseguir votos, tendo em vista que na realidade o que aconteceria era uma nova eleição após a greve.

Então, tire suas próprias conclusões se isso foi uma fraude ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário