Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

CAMPANHA DA LEGALIDADE/1961


 Legalidade: 50 anos


Site da Legalidade já está no ar


Porto Alegre/RS - Em homenagem ao cinquentenário do Movimento da Legalidade, comemorado em agosto deste ano, foi lançado, nesta segunda-feira (22), o site da Legalidade. A ferramenta eletrônica, que arquiva todo o conteúdo existente e produzido para as atividades especialmente preparadas pelo Governo do Estado, pode ser acessada pelo endereço www.legalidade.rs.gov.br

O portal apresenta desde a cronologia dos fatos, contados por meio de textos, imagens, vídeos e áudios, como também links que conduzem para páginas com bibliografias e dicas de leitura. A proposta é tornar o site um mecanismo de consulta para os interessados nos acontecimentos históricos relacionados ao período.



Desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e coordenado pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), o site oferece aos internautas, além da programação completa das atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado para marcar a data, o acesso a um fotolivro elaborado e editado pelo Departamento de Jornalismo da Secom, e que será lançado no dia 29 de agosto.

O site é apenas uma das ações planejadas para marcar as cinco décadas do Movimento, juntamente com o lançamento do fotolivro "Os 50 anos da Legalidade em Imagens", a exposição de totens que acontece, a partir desta segunda-feira (22), em prédios históricos do Centro de Porto Alegre e a inauguração do Memorial, no dia 3 de setembro. Outro evento em destaque na programação oficial é o Musical da Legalidade, nos dias 27 e 28, em um imenso palco montado em frente do Palácio Piratini, e no dia 1º, no Theatro São Pedro.

O Memorial da Legalidade, instalado nos porões do Palácio onde funcionou, em agosto de 1961, a Rede da Legalidade, começará a fazer parte da visitação oficial do Piratini. No local, todo reformado, os visitantes terão acesso a um computador para pesquisas, inclusive no próprio portal administrado pelo Estado.
Conforme a titular da Secom, Vera Spolidoro, após as atividades comemorativas aos 50 anos, "o site deverá se tornar uma ferramenta de pesquisa e estudo".



A Legalidade foi um movimento liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para assegurar a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961.

Nenhum comentário:

Postar um comentário