Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PROFISSÃO PROFESSOR UM ATO DE AMOR!

Profissão Professor um ato de amor em busca de um salário digno

Serra de São Bento/RN


“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores” (Paulo Freire).

O professor forma e transforma na medida em que se forma e transforma-se. Podem me chamar de ultrapassada, mas comungo dos pensamentos freirianos, aprender e ensinar, não são somente um ato racional, engloba a pessoa por inteiro. “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade” (Paulo Freire).

Comungo também dos pensamentos do senador Cristovam Buarque, ser um bom professor é ter vocação, é ter amor pelo que faz, não querendo com isso confirmar o descaso com os educadores registrados em outrora, quando o amor a profissão era tão superior a remuneração. Mas se até o sacerdócio hoje tem salário, injusto seria se essa profissão tão necessária não tivesse o mínimo de reconhecimento.

Por isso afirmo que para ser um bom professor, não basta ter títulos, tem que ter aptidão. Para o êxito na educação é preciso também a valorização da profissão, educadores comprometidos com a causa e amantes do que fazem. Não dar para ter um profissional frustrado ministrando aula.  

Quem, sem aptidão, sem vocação consegue fazer um curso de medicina e exercer a profissão sem por em risco a vida física? Quantos professores sem vocação enfrentaram a sala de aula e deixaram traumas na vida de muitos. Muitos de nós temos uma história traumática para contar de algum professor que passou em nossas vidas, mas também temos muita alegria em lembrar-se dos nossos inesquecíveis e maravilhosos professores.  

Dedico este texto aos meus inesquecíveis professores da Escola Estadual Professor Joaquim Torres, A Escola Municipal Estudante Maria Auxiliadora em Serra de São Bento/RN, aos colegas de profissão e aos políticos que a sim como a deputada federal pelo PT, Fátima Bezerra, lutam para valorização da profissão professor e pela qualidade do ensino.

Ariadny Moreira 
Postado por Erinilson Cunha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário