Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011 TRAZ OS MELHORES MOMENTOS DO CUCA DA UNE

Começando pela 7ª Bienal, passando pelo ENEARTE e OCLAE, relembre a trajetória do circuito de artes este ano
Com a arte, conseguimos transformar o movimento em dança, o grito em canto e reproduzir, pela imagem e pelo gesto, as emoções que contemplamos. Na história do movimento estudantil, como na história de diversos outros movimentos, a arte também impulsionou grandes transformações sociais. E continua transformando. O ano de 2011 foi mais que produtivo para o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE (CUCA), que conseguiu engendrar uma série de debates e atividades relevantes para o cenário artístico estudantil.
“Este ano, junto com a comemoração dos 50 anos da criação dos Centros Populares de Cultura, o CPC da UNE, da década de 60, foi celebrado também os 10 anos das experiências estéticas e políticas dos CUCAs da UNE. Para quem ainda não conhece, CUCA significa Centro, ou Circuito Universitário de Cultura e Arte, embora integre não apenas estudantes, mas também jovens do ensino médio, artistas, produtores culturais e uma diversa gama de entusiastas da cultura que encontram aqui o diálogo entre arte e política na sociedade”, explicou Fellipe Redó, coordenador geral do CUCA, que ainda exaltou a relação existente com a realidade estudantil:
“Os desafios se tornam ainda maiores quando pouco menos de 15% dos jovens brasileiros se encontram na universidade. A extensão universitária deveria ser o elo entre a universidade e a sociedade brasileira, no sentido de democratizar o acesso aos produtos e bens culturais produzidos para uma educação crítica ecriativa sobre nosso pensar cultural”.
Vale lembrar que o circuito surgiu com o desafio de potencializar, incentivar e articular a produção cultural desenvolvida pelos jovens artistas. Ao longo dos anos, a ideia foi amadurecendo e se transformando em um processo que se estende para além das universidades. Trata-se, hoje, de uma rede com núcleos em 15 estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Amazonas, Piauí, Bahia, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Maranhão, Roraíma, Rio Grande do Norte e Pernambuco), que promove ações em diversas linguagens como audiovisual, artes plásticas, literatura, teatro e música.
 Confira abaixo a retrospectiva do CUCA da UNE em 2011:
JANEIRO/2011
7º Bienal da UNE – Brasil no estandarte o Samba é meu combate
O ano começa com toda energia, no Rio de Janeiro é realizada a 7º Bienal da UNE com mais de 1.101 trabalhos inscritos em todas as linguagens artísticas e com participação de mais de 10 mil jovens do Brasil e da America Latina.
Espetáculo UNE canta Brasil – Projeto aprovado pela FUNARTE Interações Estéticas
O ESPETÁCULO UNE CANTA BRASIL lança as bases para a retomada de uma participação protagonista da União Nacional dos Estudantes na vida cultural brasileira de maneira ativa e criativa. A concepção e realização deste espetáculo dialoga diretamente com a experiência histórica do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, cuja atuação na primeira metade dos anos 60 lançou bases para a modernização e popularização da produção artística brasileira nas artes cênicas, na música e o cinema, influenciando diretamente gerações da vida cultural brasileira desde então.
MARÇO/2011
6º Casa do Estudante – Carnaval Olinda / Bloco do CUCA – Seu CUCA é Nóis
A já tradicional Casa dos Estudantes realizada anualmente no carnaval de Olinda que é um ponto de encontro dos estudantes durante a folia de momo chega ao seu 6º ano com muita energia e alegria, e para completar toda essa folia o Bloco.
Seu CUCA é Nóis subiu e desceu as ladeiras do sítio historico puxando vários foliões cantando sua marchinha de carnaval:
 “ O Seu CUCA é da UNE e veio aqui pra agitar
em defesa da cultura, da cultura popular


O Seu CUCA é da UNE nossa força e nossa voz,
das ladeiras de Olinda, vem aqui Seu CUCA é Nóis.”

JUNHO/2011
Congresso da UEE/RJ – Volta Redonda/RJ – Entrevista com Jorge Du Peixe – Nação Zumbi / montagem da Exposição da UNE
Aconteceu na cidade operária de Volta Redonda o 16º Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro. Para abrilhantar ainda mais o encontro o CUCA bateu um papo com o vocalista da Banda Nação Zumbi, Jorge du Peixe. Confira abaixo um pouco da entrevista:
(CUCA) Durante todo de hoje aconteceram vários debates e um deles foi sobre a reforma da Lei de Direito Autoral. Ficou latente a necessidade de uma reforma da LDA preparada para o século XXI pois temos novas formas de você trocar Cultura, a partir de novos elementos digitais, e que possibilitam novas formas de se manifestar. Isso tem impacto também no mercado e no reconhecimento do artista?
(Jorge) Cara, necessita também uma interação maior do Ministério da Cultura. Isso é um assunto para ser abordado de forma muito mais ampla, um assunto muito minucioso. As obras que são feitas, são feitas por alguém e isso tem de ser levado em consideração também. Precisamos de uma abertura para se discutir tudo isso, para termos um saldo positivo.
(CUCA) Tem existido várias redes sociais para discutir isso. A sociedade não esta parada e se existe alguma coisa que Gil construiu, e se tem alguma coisa que ficou, é o movimento. Essa vontade de se discutir.
(Jorge) A televisão tem de discutir isso também, a TV ainda é um veículo de comunicação importante embora a internet tenha tomado conta disso. (…) E quantos jovens passam horas na frente do computador assistindo muito lixo no PC? Se observar direitinho tem muitas bandas que surgem pela internet, tem uma reação muito boa com os fãs mas o que importa é o som. (…) O som é universal, a língua não impede isso. Já fui tocar em vários lugares, no leste Europeu, e a música fala por sí só. Hoje em dia a linguagem não tem barreira para esse tipo de coisa.
Congresso da UEP/PE – Caruaru/PE – 2º Seminário Estadual do CUCA – Debatendo a democratização da mídia
No 38º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco – UEP foi realizado o 2º Seminário Estadual do CUCA com o tema: Debatendo a democratização da mídia, teve como convidados Roger de Renor da TV Pernambuco, Ivan Morais do Fórum Nacional de Direitos Humanos e Rafael Buda do CUCA da UNE, e teve como principais discussões o Plano Nacional de Banda Larga e a regulamentação da comunicação no Brasil.
JULHO/2011
Espaço CUCA no 52º Congresso da UNE – Goiânia/GO
O Espaço CUCA no 52º Congresso da UNE foi um momento muito importante para jovens do Brasil todo, um momento de troca de ideias e reflexões sobre os 50 anos do CPC da UNE e 10 anos do CUCA da UNE e que foi simbolizado com o lançamento do selo comemorativo dos 10 anos do CUCA e o Catálogo da 7º Bienal da UNE, além disso surgiu mais um coletivo do CUCA, o CUCA que Pariu, uma iniciativa de jovens estudantes de Fortaleza / CE que veio a fortalecer o projeto.
AGOSTO/2011
CLAE – Congresso Latino Americano de Estudantes – Montevidéu/Uruguai
Com o tema – Por nossa América: Educação, Unidade e Liberdade, aconteceu em Montevidéu no Uruguai, o 16º Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes – CLAE. O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte – CUCA da UNE, acompanhou as principais mesas do evento e debateu junto ao demais estudantes do continente a importância de nação e de uma nova cultura para América Latina, que abandone a logica do sistema neoliberal e proponha países mais fortes e voltados para a construção de uma nova agenda, fazendo com que tenhamos cada vez mais iniciativas como a UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) e a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana), que demonstram um amadurecimento dessas relações.
OUTUBRO/2011
15º ENEARTE – Encontro Nacional dos Estudantes de Artes – Natal/RN
Promovido anualmente por estudantes, coletivos culturais e centros acadêmicos, o 15º Encontro Nacional dos Estudantes de Artes -ENEARTE comemorou nos últimos dias 23 a 29 de outubro de 2011, o tema “Caldeirão de Identidades”. Realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Natal, o encontro tomou emprestado ideias que remetessem a Antropofagia dos modernistas de 1922, onde as “identidades culturais” são geradoras de formas híbridas, revelando o caráter dinâmico e mestiço da cultura brasileira.
A identidade nacional dessa forma se dá na diversidade cultural brasileira apresentada. A próxima edição do ENEARTE / 2012 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro e o CUCA é novamente Co-realizador de mais uma edição.
NOVEMBRO/DEZEMBRO/2011


O CUCA participou de diversos encontros, entre eles:

1º Conferência Internacional de Cultura – Recife/PE;

Internacional de Cultura Digital – Rio de Janeiro/RJ;

Ação permanente de construção de projetos pilotos nas Instituições de Ensino Superior;

Articulação do Plano Nacional de Cultura e Educação para a pratica de extensão: UNIRIO e UFPE

Da Redação/UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário