As entidades Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, Associação Norteriograndense de Estudantes - ANE/RN, o Centro Popular de Cultura - CPC DA ANE/RN e a Associação Municipal de Estudantes Secundaristas - AMES/NOVA CRUZ lança a Campanha "Voto aos 16, Antes Cedo do Que Tarde!".
Para os diretores das entidades é importante que os jovens participe das ações políticas do seu país, do seu estado e do seu município e para isso não basta só criticar, revindicar ou mesmo protestar, ELE tem que PARTICIPAR! Para isso a juventude brasileira, principalmente que tem 16 anos ou mesmo irá completar até o dia 07 de outubro deste ano tem o direito de tirar seu Titulo de Eleitor e já votar nas próximas eleições. Leia abaixo e reflitam!
A IMPORTÂNCIA DO VOTO DE NOSSA JUVENTUDE
"O eleitor de 16 anos está preparado para exercer seu direito de voto. Não é o fato de ter 16 anos que o diferenciará do alienado de 30 ou 35 anos".
(Sepulveda Pertence)
Publicação em 12 de junho de 2009
O voto é um direito constitucional e um dever do cidadão e ao contrário do que muitos pensam não existe a "obrigatoredade de votar" e sim de estar alistado para tal, o que dá ao cidadão o livre arbítrio de justificar sua ausência, votar em branco ou simplesmente anular seu voto.
Uma emenda Constitucional à Constituição de 1988 estabeleceu o voto facultativo aos 16 anos e muitos de nossos jovens avIdos por terem a oportunidade de infuenciarem nos destinos de nossa nação correram aos Cartórios Eleitorais e se alistaram, estando aptos a votar e a exercer seus direitos de cidadão.
Há cinco anos atrás haviam no país cerca de 3,6 milhões de eleitores com 16 e 17 anos e infelizmente em maio de 2008 este número baixou para 2,9 milhões de eleitores, mostrando uma redução de 19% o que demonstra o desencanto de nossa juventude com o "Status Quo" dominante em nossa política atual.
Infelizmente, este desencanto ou frustação leva a uma vitória dos demagogos, dos desonestos, dos corruptos, dos oportunistas e dos que vivem de costas para a ética.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a cidade de São Paulo é a segunda capital com menor participação de eleitores de 16 anos no conjunto dos votantes - na capital paulista, eles totalizam 16.461 dos 8.198.301 aptos a votar ou 0,20% do total, sendo o Rio de Janeiro a primeira com apenas 6.033 dos 4.579.365 de eleitores, o que representa cerca de 0,13% do total.
Entre as capitais, a maior presença de eleitores de 16 anos ocorre em Rio Branco, onde 1,23% dos eleitores têm essa idade. São 2.534 votantes entre os 201.620 da capital acreana. Depois, aparecem Palmas, com 1,14%, e Boa Vista, com 1,08%.
Podemos sim através do voto consciente mudar os destinos de nossa nação, em nossas mãos, em nossa seriedade e em nossos votos estão as armas suficientes para que pessoas de bem, de ética sem nódoas assumam a condução desta grande nação.
Portanto você que tem entre 16 e 17 anos, vá ao Cartório Eleitoral aliste-se como eleitor, reuna seus amigos e explique a eles de sua importancia na construção de uma Democracia forte, onde os valores éticos e morais sejam preponderantes. onde os demagogos, os desonestos, os corruptos e os oportunistas se retirem à sua insignificância.
Somos muitos e eles são poucos, para derrotá-los basta apenas o nosso votoconsciente e responsável.
Já leu? Pronto! Agora vá ao cartório mais próximo de sua casa, levando certidão de nascimento e comprovante de residência em nome de seu pai ou mãe, caso não tenha pegue uma declaração em sua escola que conste seu endereço e TIRE O SEU TITULO DE ELEITOR e exerça sua cidadania!
"VOTO AOS 16, ANTES CEDO DO QUE TARDE!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário