Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

ENTIDADE QUE NASCE NA LUTA! 1º CONGRESSO FUNDA A UESDF

Nas marcas de Honestino Guimarães, nasce na luta a entidade de máxima representação secundarista no DF
Sob a marca da representatividade e de seu caráter histórico, aconteceu no último sábado, 26 de abril, o 1º Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal. Com 400 delegados envolvidos no processo que marca a fundação da entidade, a nova diretoria foi eleita e passa a cumprir o papel de representação máxima da juventude secundarista na unidade federativa para os próximos dois anos.
Após solenidade de abertura na Câmara dos Deputados na sexta-feira, os grupos de debate foram realizados na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAP), em Brasília, onde o encontro reuniu mais de 300 estudantes entre delegados e observadores. Representativa, a fundação que marca importante momento de reorganização dos secundaristas contou com presente líderes estudantis de todas as regiões administrativas (RAs), a presidenta da UBES, Bárbara Melo e demais diretores da Executiva; diretor da UNES, Patrique Lima; professora da UNB, Olga Amância e Arthur Herculano, da Nação Hip Hop.

UESDF JÁ NASCE NA LUTA

UESDF (6)
Lideranças Estudantis do DF
A plenária final, reunindo o voto de todos os estudantes elegeu Leonardo Matheus, de 17 anos. Com 68,9% dos votos eleito o presidente pioneiro da UESDF, o jovem morador da cidade de Ceilândia e estudante do Cento de Ensino Médio (CEM) 10, afirma que o congresso foi muito bem disputado e representativo. “Foi um congresso que as pessoas ousaram entrar na história, fomos a cada cidade, das periferias às burguesias para fundar a entidade que dará continuidade à luta de Honestino Guimarães”, disse o estudante acrescentando que a UESDF já nasceu na luta. “Estamos do lado do Congresso Nacional, a entidade nasceu com o desafio de aprovar a pauta pelo Plano Nacional de Educação e consolidar as pautas do movimento estudantil”.
Como temas centrais para estruturação da luta dos estudantes, no centro das discussões esteve o debate sobre o movimento estudantil, passe livre, debate sobre drogas, contra opressão às mulheres, educação e reforma política. “Com amplos debates, os estudantes das periferias – muitas vezes marginalizados, estiveram em peso, firmes no desafio de construir entidade que tenha de fato oportunidade de melhorar a educação”, finaliza Leonardo.
Para o diretor de cultura da UBES que esteve nos grupos de debate e participou de toda construção do congresso, Wesley Machado, um dos destaques foi a insuficiência da UNB como única universidade pública para um contingente muito grande de estudantes. Outro tema recorrente foi a semestralidade nas escolas, considerada ruim para os estudantes. “Quando chega o ENEM e os vestibulares os estudantes tem estudado apenas uma parte de todo conteúdo. A UESDF se propôs a lutar contra a forma que a semestralidade é imposta e tenho absoluta certeza que vai ser o real instrumento de luta dos estudantes secundários do DF”.

HONESTINO GUIMARÃES, PRESENTE!

UESDF nasce nas marcas do líder estudantil Honestino Guimarães, aprovando em deliberação do 1º Congresso da UESDF um dos grandes heróis do movimento estudantil como Presidente de Honra da nova entidade. Ícone representativo no atual momento do resgate histórico da força dos estudantes e como referência para juventude, o papel de Honestino – que estudou no colégio Elefante Branco, onde também presidiu o grêmio que hoje leva o seu nome- permanece no pensamento do movimento secundarista irreverente e destemido, nas ruas por mudanças iniciando um novo período de sua história.
Conheça página da UESDF no facebook: https://www.facebook.com/ubesdodf?fref=ts
Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário