O carioca Daniel Illiesco foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes no segundo dia de plenária final de seu 52º Congresso. A eleição foi realizada no Ginásio Goiânia Arena e 3.153 delegados escolheram a nova direção. Daniel foi eleito com 75% dos votos e deverá assumir a entidade a partir de 11 de agosto, data da posse.
A abertura de inscrição das chapas se deu por volta das 13 horas. No total, foram inscritas quatro chapas que englobavam as 33 forças políticas presentes na UNE. A candidatura de Daniel Illesco contou com uma ampla composição de correntes políticas, que aglutinou os movimentos Mutirão, Kizomba, Mudança, a Juventude Socialista Brasileira, a Juventude do PMDB e a Juventude do Partido Trabalhista Brasileiro.
Daniel, que foi eleito com 2.367 votos ressaltou a importância do congresso e acredita que o principal desafio da nova gestão será a luta em defesa da educação e o fortalecimento e união com os demais movimentos sociais. “As três principais bandeiras que devemos levantar nos próximos dois anos são: a destinação de 10% do PIB para a educação, o investimento de 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação e a erradicação do analfabetismo. Acredito que dessa forma poderemos contribuir para que o Brasil tenha um projeto de desenvolvimento democrático, soberano, ambientalmente sustentável e socialmente includente”, afirmou Daniel.
Confira abaixo o resultado da eleição:
Chapa 3 – Por uma nova UNE: 05 votos
Chapa 5 – Oposição de Esquerda: 581 votos
Chapa 6 – Movimento Mude: 182 votos
Chapa 7 – O Movimento Estudantil Unificado para as Mudanças do Brasil: 2367 votos
Fonte: Com Vermelho GO
Nenhum comentário:
Postar um comentário