Alexandre, novo presidente da UEE-SP
Entre os dias 23 e 26 de junho, uma série de palestras, debates e plenárias entoaram a composição da nova diretoria que estará à frente da União Estadual dos Estudantes paulistas pelos próximos dois anos
Em pleno feriado de Corpus Christi, a tradicional cidade de Piracicaba abriu os braços para mais um fórum preparatório rumo ao 52º Congresso Nacional da UNE (CONUNE), integrando um processo eleitoral que tem envolvido estudantes de todas as regiões do país.
Essa foi a vez dos jovens paulistanos, que se reuniram e elegeram a nova diretoria da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), durante o 10º Congresso da entidade. O encontro aconteceu na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e uniu cerca de 900 estudantes de diversas instituições de ensino superior do Estado.
A plenária final, que aconteceu no domingo (26), elegeu o estudante da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Alexandre “Cherno”, para ser o novo presidente da entidade. O congresso também contou com uma vasta programação de debates e palestras, que abordaram assuntos relevantes para a juventude paulista, como as pautas sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), o Pré-Sal , a reforma política, a regulamentação do ensino privado e a criação de mais vagas para o ensino público paulista.
10º Congresso aprova resoluções importantes para o próximo período
Reunidos na cidade de Piracicaba, que já foi considerada “Território livre dos estudantes” durante a ditadura militar, lideranças estudantis de todo estado aprovaram durante o congresso uma série de resoluções para aprofundar ainda mais o debate sobre as políticas e estratégias de ação que irão orientar a luta do movimento estudantil para o próximo biênio.
Entre essas resoluções, está a Carta de Piracicaba, que tem o objetivo de levar a cada sala de aula o debate de uma universidade antenada com os desafios dos estudantes.
Das linhas deste documento, cabe ressaltar o desafio da nova gestão em garantir a aprovação dos Planos Nacional e Estadual de Educação, que elevem o financiamento do ensino público aos patamares de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), valorizem os profissionais de educação, assegurem o ensino com qualidade, ampliem o investimento em desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, expandam a universidade pública e regulamentem o ensino privado.
Leia abaixo o que foi aprovado:
Carta de Piracicaba
Moção de Repúdio
Carta das mulheres da UEE-SP
“Devemos defender a alegria em todos os nossos espaços e em todas as nossas ações” - Alexandre “Cherno”
Aos 25 anos, o estudante Alexandre E. Silva, ou simplesmente Cherno, como é conhecido, foi eleito no último domingo o novo presidente da UEE-SP. Filho de operário gráfico e de uma funcionária pública, o jovem paulista de Taquaritinga conheceu o movimento estudantil na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, no Centro Acadêmico Florestan Fernandes e, desde então, tem dedicado a maior parte da sua vida à luta pelas bandeiras que acredita ser importante para o Brasil.
Por isso, o jovem contou ao site oficial da UNE que sua maior inspiração na militância vem dos sonhos de “construir um país mais justo e soberano, uma pátria jovem e compromissada com o seu futuro”. Apreciador da Música Popular Brasileira, da nova e da velha guarda, Alexandre está bem animado para assumir a gestão da UEE-SP. “Esse é o momento mais importante não só da minha militância, mas da minha vida. É o momento onde me encontro em plenas condições de unir a galera, independente de linhagem política ou ideologia, irradiar toda alegria que carrego e desenvolver um trabalho em conjunto com meus pares”.
E para quem pensa que ele está intimidado em assumir a presidência da maior União de estudantes universitários do Brasil – depois da UNE – está enganado. O jovem estudante entende os grandes compromissos e já está com muitos planos na cabeça:
“Eu tenho uma paixão muito grande pela UNE, então enxergo esta gestão como uma possibilidade de fortalecer a entidade no meu Estado e torná-la presente na vida cotidiana do estudante. Elenco como prioridades unir a sociedade civil e construir o Plano Estadual de Educação, aprovar a PEC n° 9 (conhecida como a PEC do Pré-Sal), organizar uma Caravana por todo o Estado para debater políticas educacionais, promover os Encontros temáticos e desenvolver um ótimo trabalho no Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura e TV Rá-tim-bum, espaço que a UEE tem assento e é membro nato”, avaliou.
Mas, mesmo sabendo que para conquistar todas essas metas terá que conviver com uma rotina intensa, Alexandre não deixará os estudos e muito menos a diversão de lado. Para ele, tudo é uma questão de planejamento. “Acredito que com a ajuda dos meus companheiros, e de toda a equipe da UEE, encontrarei equilíbrio entre a política e os estudos. Com certeza haverá tempo para a diversão, a noitada paulistana é minha paixão, uma verdadeira companheira para qualquer ocasião”, brincou o mais novo presidente de uma das principais entidades do país.
Da Redação - UNE
Nenhum comentário:
Postar um comentário