Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ENQUETE MOSTRA QUE 89% DOS INTERNAUTAS CONCORDAM COM A CRIMINALIZAÇÃO DOS TROTES HUMILHANTES E VEXATÓRIOS

A proposta de tornar crime os trotes humilhantes e vexatórios recebeu a aprovação de 89% dos 2.879 cidadãos que votaram na enquete realizada pelo DataSenado, entre os dias 01 e 15 de fevereiro de 2011. Outros 11% manifestaram-se contra a proposta.

Casos de trotes violentos são noticiados com regularidade pelos veículos de comunicação. São comuns denúncias de que veteranos teriam atirado objetos em calouros, não raro havendo agressão física. Para evitar esse tipo de comportamento, muitas universidades têm tomado medidas para evitar e proibir o trote vexatório em suas dependências, além de promover debates e programas educativos para desestimular essas práticas. As instituições de ensino defendem formas diferentes de recepção para integrar calouros à comunidade universitária.

Os projetos de lei de iniciativa do Senado 404/2008 e 176/2009, de autoria dos ex-senadores Renato Casagrande e Arthur Virgílio, respectivamente, alteram o Código Penal e o Código Penal Militar, para que trotes realizados por meio de coerção física ou moral para obrigar calouros a praticarem ato humilhante, vexatório ou contrário aos bons costumes sejam enquadrados como crime. As propostas também prevêem que os agressores possam ser condenados à pena de detenção de 6 meses a 2 anos, bem como multa e pena correspondente à violência.

Nos comentários dos internautas sobre os projetos de lei, a maior parte mostrou-se favorável às propostas. Um deles escreveu, sintetizando essas opiniões: "já está passando da hora de responsabilizar atitudes tão irresponsáveis que não deveriam existir no meio daqueles que pleiteiam uma formação superior".
Fonte: Agência do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário