Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

LOBÃO NEGA SOBRECARGA EM APAGÃO E DIZ QUE SISTEMA É MODERNO

Apagão no Nordeste
Ministtro Lobão
Fernanda Lobo-Correio Braziliense
Publicação: 04/02/2011 11:28 Atualização: 04/02/2011 12:41

Em coletiva na manhã desta sexta-feira (4/2), o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, descartou a possibilidade de que uma sobrecarga tenha acarretado o apagão que deixou oito estados do Nordeste sem luz nesta madrugada. "Houve uma interrupção no sistema, que pode acontecer em qualquer lugar do mundo. O sistema é bom, robusto, e não há nada nada de mais moderno que o sistema brasileiro", disse o ministro. Edson Lobão afirmou que a causa provável do blecaute foi uma falha em um componente eletrônico - a cartela - que faz parte do sistema de proteção da subestação Luiz Gonzaga, em Pernambuco.

"Deve ter havido a falha e, quando a mão humana foi religar o circuito, aí sim teve o problema, com o desligamento de dois circuitos, o que gerou a contaminação de todo o sistema. A proteção eletrônica do sistema entendeu que existia um problema e desligou, para protegê-lo. Temos que analisar o que de fato aconteceu, não vamos esconder nada", afirmou" explicou

Lobão garantiu que o fornecimento de energia começou a ser restabelecido a partir de 01h40 em Fortaleza e que foi totalmente normalizado nas demais regiões no início da manhã de hoje. Em João Pessoa, o problema foi resolvido às 02h40, em Macéio e Aracaju às 4h e em Salvador, Recife e Natal por volta das 05h desta sexta-feira.

O ministro disse que conversou com a presidente Dilma Rousseff e que ela cobrou que todas as providências fossem tomadas para reconhecer a causa do blecaute. Para isso, o ministro convocou uma reunião para segunda-feira (7/2) com os órgão responsáveis pela sistema elétrico do país, como o Operador Nacional do Sistema (ONS), a Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf), e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Lobão anunciou ainda que uma comissão já foi criada com o intuito de encontrar soluções para que não haja problemas de interrupção de energia durante eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário