Dados comprovam a necessidade da Reformulação do Ensino Médio
Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),
divulgado no ultimo dia 5 de setembro, a qualidade do ensino médio
público caiu em 16 estados brasileiros. O indicador federal que alia
desempenho dos alunos em provas de português e matemática com taxas de
aprovação constatou, que a nota do país na rede pública no ano de 2013
permaneceu em 3,4, sendo a meta estimada pelo governo era de 3,6. Esses
dados afirmam a necessidade da Reformulação do Ensino Médio.
A Reformulação do Ensino Médio
Brasileiro é uma das principais bandeiras de lutas demandadas pelos
estudantes, e esse é um dos grandes desafios que a UBES tem pautado em
diversos espaços de discussão sobre educação em todo o país. “Esses
índices demonstram cada vez mais que devemos mudar o ensino médio em
todos os aspectos, tanto curricular como em infraestrutura. Investir na
diversificação das formas de ensino, na valorização dos professores é
uma das metas para gerar mudança no ensino”, conta a Presidenta da UBES,
Bárbara Melo.
As dificuldades enfrentadas pelos
secundaristas nas instituições de ensino público são muitas, elas vão
desde problemas de infraestrutura como falta de equipamentos, até a
desqualificação do educador.”Nossas escolas estão precisando passar por
várias reformas, sofremos com falta de funcionários, professores com
pouca qualificação, estrutura inadequada e alimentação de pouca
qualidade”, afirma a vice-presidente do grêmio do Colégio John Kennedy
em Sergipe, Jaqueline Souza.
Os estudantes lutam pela reformulação do
ensino, pois querem uma educação de qualidade,com mais investimentos,
que proporcione escolas bem equipadas, que valorize a cultura e ofereça
aos profissionais do ensino mais qualificação, podendo assim transformar
a educação no Brasil.
O Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb) é um indicador geral da educação nas redes privada e
pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois
fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar e
desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.Assim, para que o
Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não
repita o ano e frequente as aulas.
Para chegar ao índice, o MEC calcula a
relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e
abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º
ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a
cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa
para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.
Fonte: UBES
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