Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS ACONTECE EM NATAL

A competição traz atletas de todos os estados brasileiros disputando em onze modalidades

A abertura da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2014), ocorreu na sexta-feira (19), no Ginásio Poliesportivo do Instituto, recebeu mais de mil atletas de todos os estados do Brasil.

Os jogos são realizados desde 2008 e a cada ano vem crescendo a participação dos Institutos Federais. Neste ano, o JIF recebe a apresentação de 35 campi de todo o país, competindo em 11 modalidades. E são compostos de fases eliminatórias regionais. A disputa final é com o Instituto Federal de cada região por modalidade e sede.

Na abertura estavam presentes a presidenta da UBES, Bárbara Melo; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade; o presidente do conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Luiz Augusto; reitores das intuições da Rede Federal e de dirigentes e gestores de unidades.

Para a presidenta da UBES, Bárbara Melo os jogos influenciam positivamente na interação do estudante, por ser um espaço que proporciona inclusão social e o fortalecimento de boas relações. “A integração entre as escolas é muito importante e o esporte é o melhor meio para isso. Essa socialização faz com que a escola tenha outro significado para os estudantes, representando com orgulho em competições escolares, o que transforma o papel da escola na vida dos jovens”.

Os jogos são promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação (Setec – MEC).

Importância do esporte na escola

O esporte não promove apenas a prática de atividades corporais variadas, ele é um agente transformador que permite aos estudantes reconhecer e respeitar suas características físicas, assim como as dos colegas, e a conhecer as diversas manifestações culturais brasileiras. ”Através do esporte é possível trabalhar a responsabilidade social, o comportamento, as expressões das pessoas e o bem estar físico e mental.”, afirma o Diretor de Esportes da UBES, Kenedy Alessandro.

Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário