A ex-presidenta da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT/DF) e ex-diretora do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (SINPRO-DF), Rejane Pitanga (PT), assumiu no último dia 5 mandato na Câmara Legislativa do DF. A nova deputada – então primeira suplente do Partido dos Trabalhadores – assume a vaga da distrital Arlete Sampaio, que se licenciou para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do governo Agnelo Queiróz.
A nova deputada é protagonista de uma longa história de militância política partidária, sindical, social e humanitária. O início de sua trajetória é marcado pela luta em defesa dos direitos humanos, sempre voltando a sua atenção para os direitos e valorização das trabalhadoras e trabalhadores, lutando por salários dignos e buscando garantir o respeito e a liberdade de expressão.
“Renovação, Compromisso e Luta!”
Sob esse lema, Rejane fez uma campanha eleitoral rica em propostas para diversos segmentos da sociedade e serviços públicos. Paralelamente, cumpriu uma extensa agenda para ouvir as demandas e expectativas dos moradores de inúmeras localidades no DF e Entorno. Isto lhe rendeu votos suficientes para alcançar a primeira suplência do PT nas eleições de outubro passado.
Frente Parlamentar
Poucos dias após a posse, Rejane Pitanga mostrou a que veio. Além de participar da criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack - que conta com apoio total dos distritais, a deputada apresentou pedido para ser criada a frente contra a homofobia e outra de enfretamento à violência contra a mulher.
Primeiro projeto de lei: Gestão Democrática no Sistema de Ensino
Ainda neste início de janeiro, a parlamentar apresentou o primeiro projeto do mandato, contemplando a democratização do sistema público de ensino.
"Com a gestão democrática, a comunidade escolar escolherá pelo voto direto tanto os conselhos escolares como os diretores, modificando o processo atual. O projeto propõe a democratização do sistema educacional como um todo, permitindo a efetiva participação de todos os atores da comunidade escolar: professores, funcionários, pais e alunos. O objetivo é fortalecer a educação no DF. A atual gestão compartilhada não é a proposta dos trabalhadores", enfatizou.
Audiência pública
Sobre o projeto de Gestão Democrática no Sistema de Ensino, uma Audiência Pública acontece no dia 9 de fevereiro, às 14h, na Câmara Legislativa. Desde já, Rejane Pitanga convida você a participar e espera o comparecimento de todos os segmentos envolvidos nos ricos debates que ocorrerão.
Sessão solene
Rejane também solicitou sessão solene em comemoração à Semana da Mulher, a ser realizada no dia 14 de março, às 15h, no Plenário da CLDF.
Compromisso e Luta - Mandato Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário