Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FORA DO EIXO E DENTRO DO BOLSO - ESPECIAL CONEB E BIENAL

Confira o Guia que o EstudanteNet preparou para você com o melhor e mais barato do Rio de Janeiro

Na pindaíba, lascado, durango, sem um puto, miserê... Não importa a naturalidade e nem o modo de falar. Vida e bolso de estudante é igual em qualquer lugar do país. Pensando nisso, preparamos um “Guia fora do eixo e dentro do bolso” que irá ajudar você a aproveitar durante o 13º CONEB e a 7ª Bienal da UNE o que de melhor a cidade do Rio de Janeiro tem para oferecer.

Como uma grande metrópole, a cidade maravilhosa oferece diversas opções de alimentação, para todos os gostos e bolsos. Lanchonetes, casa de sucos e restaurantes self-service podem ser achados facilmente na região do evento. Comprar alimentos no mercado em grupo para o consumo imediato também é uma forma de economizar. Um dos maiores sucessos carioca é o Joelho, uma espécie de massa enrolada com queijo e presunto. Opção simples, barata e disponível em diversos lugares, capaz de acabar com a fome de qualquer um.

Beber bastante água é essencial e comer frutas durante o dia ajuda também a aguentar os 40° que costumam fazer por lá. Uma boa pedida é desfrutar dos sacolés naturais (também conhecidos como geladinhos ou chup chup) que além de serem baratos é a cara do verão carioca.

Procure levar dinheiro conforme os seus hábitos. Se você está acostumado a beber 4 garrafas de cerveja e tomar um café da manhã reforçado, crie seu orçamento pensando nisso. Calcule uma meta diária de gastos e se esforce para cumpri-la. Para aqueles que pretendem sair de casa com a grana curta, “sem lenço e sem documento”, a dica é levar um cartão de crédito ou débito para serem usados em eventuais emergências.

Sem riscar o mapa

Você sabe aonde é o Aterro do Flamengo, visitou o Terreno da UNE ou sabe como chegar à Lapa? Uma dica para já se familiarizar com a capital carioca, é utilizar o recurso do Google Street View ( http://maps.google.com.br ) , desbravando virtualmente a região.

O aplicativo está disponível para todas as ruas do Rio de Janeiro e fornece imagens das vias captadas em 3D. Digitando o endereço do local e clicando no boneco amarelo, basta arrastar o mouse e você estará “andando” pelas famosas calçadas da cidade. Comece já a sua expedição!

Pontos Turísticos Gratuitos

Quando falamos em Rio de Janeiro a beleza natural e seus pontos turísticos já nos vem a cabeça, porém a cidade carioca guarda mais encantos do que qualquer turista imagina. Quando a programação da 7ª Bienal da UNE der uma trégua confira alguns lugares que você pode visitar.

Pedra do Arpoador

Um dos pontos turísticos mais bonitos do Rio de Janeiro é a Pedra do Arpoador. Conhecida como praia para surfistas por possuir ondas fortes e altas, o lugar é propício para apreciar a beleza natural da cidade. Lá também existe o Parque Garota de Ipanema com pista de skate, ciclovia e rinque de patinação.

Praia do Arpoador
Av. Francisco Bhering e a Rua Francisco Otaviano

Mirante do Leblon

Para admirar o Arpoador e as praias do Leblon e Ipanema nada melhor que ir para o Mirante do Leblon. Acima do mirante existe outro local público, o Parque Dois Irmãos, com a vista ainda mais ampla. O melhor horário para visitar é ir pela manhã bem cedo para apreciar o nascer do sol.

Mirante e Parque Dois Irmãos
Final da Av. Delfim Moreira

Lagoa Rodrigo de Freitas

Com 9,5 quilômetros de contorno, a Lagoa está ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, que separa o Leblon de Ipanema. Suas águas, embora poluídas, são o local preferido dos remadores.

Lagoa Rodrigo de Freitas
Avenida Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros - Lagoa

Ipanema e Copacabana

Para os admiradores da Bossa Nova, nada melhor do que visitar o berço do ritmo que até hoje, conquista corações. Dar uma volta pela região e finalizar com um banho de mar certamente será um passeio inesquecível.

Aluguel de Bicicletas

Uma forma rápida e divertida de conhecer a cidade é alugando uma bicicleta. A empresa PedalaRio oferece o serviço contemplando a região da zona Sul da cidade com o pagamento realizado somente via cartão de crédito. Telefone: (21) 2221-7460 - www.mobilicidade.com.br/rio

Confira abaixo algumas dicas especiais de quem faz a Bienal da UNE

Flávio Gonçalves

As inscrições para o CONEB e a 7ª Bienal da UNE dão automaticamente direito a uma vaga nos alojamentos do festival, porém para ajudar no sono de todos os estudantes, um dos responsáveis pelo Departamento Nacional de Carteira, Flávio Gonçalves, deu a dica para os participantes que não gostam de acampar e preferem ficar hospedados em Hostels. Utilizando a “carteirinha do estudante”, os participantes obtêm descontos nos seguintes estabelecimentos parceiros da UNE:

HI Adventure
Rua Vinícius de Moraes,174 - Ipanema
Tel. (21) 3813-2726 - www.adventurehostel.com.br

HI Brothers
Rua Farani, 18 – Botafogo
Tel.(21) 2551-0997 - www.brothershostel.com.br

HI Copa
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1077 - Copacabana
Tel (21) 2521- 1952 - www.copahostel.com.br

HI Rio Rockers
Rua Tonelero, 376 – Copacabana
Tel. (21) 3511-2221 - www.riorockers.com.br

Hi Cidade Maravilhosa
Rua Hermenegildo de Barros,19- Glória
Tel/Fax. (21) 3970-3926 - cidademaravilhosa@hostel.org.br

Fellipe Redó

Para o coordenador geral da 7ª Bienal da UNE Fellipe Redó, a evento já está localizado dentro do maior visual da cidade.“ A Bienal acontecerá em um dos maiores cartões postais do Rio de Janeiro. Bem na entrada da baia de Guanabara, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor de braços abertos para receber todo esse povo do Brasil e do exterior”.

Alexandre Santini

“Vou dar dicas relacionadas ao bairro em que moro, Santa Tereza, que fica próximo de tudo no centro e está totalmente no clima e no universo “sambístico” desta edição da Bienal”. Para ajudar a todos os estudantes a participar da atmosfera e frequentar um bairro próximo ao evento, o coordenador da 6a Bienal da UNE, Alexandre Santini, indica um passeio turístico pelo famoso Bondinho da região “Custa só 60 centavos e é um dos roteiros mais tradicionais do Rio”.

Do roteiro de bares do bairro, Santini indica os tradicionais Bar do Gomez e Bar do Serginho, pólos concentradores da Boemia do bairro. “Dependendo do dia e da hora, pode estar rolando um samba bem animado, mas sempre com aquele clima de cidade do interior em pleno coração do rio”.

Bondinho de Santa Teresa
Caminho Estação dos Bondes, Ao lado do Aqueduto da Carioca, na Rua Lélio Gama.
Diariamente das 6h às 22h

Bar do Gomez
Rua Áurea n º 26 - Santa Teresa.
Telefone: (21)2232-0822
Segunda a sábado, das 11h até 1h . Domingos 12h ás 22h.

Bar do Serginho
Rua Dias de Barros, 2 - loja A - Santa Teresa
Telefone: (21) 2509-6957

Rafael Buda

Já o coordenador de mobilização, Rafael Buda mesmo sendo pernambucano é um apaixonado pela cidade carioca. “Próximo a Sede da UNE, tem o Largo do Machado com várias opções de restaurante, lanchonetes, lojas... Na Lapa existem também muitas opções como o forrózinho toda quarta-feira no Clube dos Democráticos e o samba no Bar Semente ao lado dos Arcos da Lapa”.

Largo do Machado

Clube dos Democráticos
Rua Riachuelo, 91/93 - Lapa
Desconto para estudantes

Bar Semente
Rua Joaquim Silva 138 Lapa
Tel: (21) 9781-2451 - www.sementedamusicabrasileira.com.br





Elisa Ferreira

Os adeptos das sete artes já tem lugar para conhecer enquanto estiver na capital carioca, basta seguir as dicas culturais da coordenadora de literatura da Bienal Elisa Ferreira. Além de indicar o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) que ocupa em sua unidade do Rio de Janeiro um imponente edifício histórico neoclássico, a Livraria Letras & Expressões no Leblon também entra com Corujão da Poesia toda terça-feira.



Para quem quer conhecer os encantos da cidade maravilhosa, é mais do que obrigatório passar pela escadaria de mosaico de azuleijo entre os bairros da Lapa e Santa Tereza criada pelo artista chileno Jorge Selarón e visitar o Morro Dona Marta em Botafogo. O teleférico é ótimo”, conta Elisa.



Para os estudantes do nordeste que sentirem saudade da culinária de casa, a dica é dar uma fugidinha até a tradicional Feira de São Cristovão onde a diversão é garantida.



Centro Cultural Banco do BrasilRua Primeiro de Março, 66 - Centro

Telefone: (21) 3808-2020

www.bb.com.br



Livraria Letras e Expressões

Av Ataulfo Paiva, 1292 lj C – Leblon

Tel: (21) 2529-6573

Depois da meia noite.



Escadaria Selarón

Final da RuaTeotônio Regadas – Santa Tereza

http://www.ceramicanorio.com/paineis/selaronmosaicolapa/selaronmosaicolapa.html



Feira de São Cristovão

Campo de São Cristóvão S/Nº - São Cristóvão

Telefone: (21) 3234-7376

www.feiradesaocristovao.org.br



Eleonora Rigotti

Dividindo-se entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a coordenadora de áreas da Bienal e paulistana, Eleonora Rigotti quando está na cidade maravilhosa frequenta o Bar da Cachaça na Lapa. Para comer, ela deixa a dica aos adeptos do fast food “o Subway na Lapa salva qualquer fome”, conta.



Bar da Cachaça

Avenida Mem de Sá, 110 - Lapa

http://www.lanalapa.com.br/estabelecimentoDetalhe.asp?qiNuEstab=106&tipoCasa=0



Subway

Rua do Lavrádio, 185 – Lapa

Tel: (21) 2224-8345 - http://www.subwaypertodevoce.com.br



Tito Firmino

A Bienal da UNE é feita por estudantes para estudantes. E representando os participantes cariocas que desta vez serão os anfitriões do festival, o estudante e integrante do grupo Conectados do Brasil, Tito Firmino dá a dica de um lugar perfeito para aqueles que querem levar uma lembrança da cidade ou voltar para casa com um presentão para a mãe. “O camelódromo da Uruguaiana, fica bem perto da Lapa e é uma boa opção. Dá para ir a pé, mas quem tiver preguiça pode pegar o metrô e saltar na Estação Uruguaiana”



Mercado Popular Uruguaiana

Rua Uruguaiana – Próximo ao Metrô Uruguaiana

http://www.mercadouruguaiana.com.br



Thatiane Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário