Entre os dias 26 e 29 de julho, Porto Alegre (RS) será palco da instância máxima deliberativa do PROIFES-Federação. Delegados e observadores, representando os sindicatos federados de todas as regiões do país, estarão reunidos em torno da discussão dos principais temas de interesse e reivindicações dos professores das universidades e institutos federais.
Durante os quatro dias de evento, num espaço já consolidado para o debate de ideias e deliberações, professores federais discutirão a conjuntura nacional, as perspectivas do movimento sindical brasileiro, os desafios do movimento docente, o futuro do Plano Nacional de Educação e do Fórum Nacional de Educação, as Carreiras Docentes do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, campanha salarial, assuntos de aposentadoria; o Financiamento da Educação, entre outros temas.
Para o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, o Encontro Nacional já se consolidou como um momento para importantes deliberações de estratégias para atuação política e fortalecimento do movimento sindical. “Foi neste espaço que, ao longo de nossa organização por um novo movimento docente, aprovamos a transformação do PROIFES Fórum em Federação, debatemos o nosso modelo de organização e a estrutura do Estatuto, por exemplo”, afirmou o dirigente.
A edição deste ano terá duas discussões centrais: os impactos das reformas do Estado na educação brasileira e as ações do PROIFES-Federação para combater as medidas do Governo que fragilizam os trabalhadores.
Em sua 13ª edição, o Encontro será realizado em um momento de crise política e de ameaças à Educação Pública e será importante para reposicionar a Federação na atual quadra política. “É o momento de reafirmamos que nossa defesa foi e é a da Democracia. Ao mesmo tempo acho que o cenário se torna mais complexo e os dirigentes e a categoria terão uma tarefa árdua pela frente, garantir nossos ganhos e fazer voltar a democracia”, pontuou Wellington Duarte.
A expectativa é de que as discussões promovam uma reflexão coletiva e acúmulo do conhecimento do modelo de organização da Federação.
Delegação do Rio Grande do Norte
Em votação eletrônica, 5 e 16 de junho, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte elegeram os delegados ao XIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação.
Com o registro de 406 votos, foram eleitos os professores Daniel Dantas Lemos ( Departamento de Comunicação Social), Darlio Inácio Alves Texeira (Escola Agrícola de Jundiaí), Dirceu Ribeiro de Faria (aposentado), Edna Maria da Silva (Núcleo de Educação Infantil), Isaura de frança (Núcleo de Educação Infantil), Jacira Maria Andrade de Sousa (departamento de Bioquímica), João Bosco Araújo da Costa (departamento de Ciências Sociais), Oswaldo Gomes Correia Negrão (departamento de Saúde Coletiva), Ruthineia Alves de lins(departamento de Odontologia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário